É uma tradição que nasceu na Antiguidade Clássica. Na Antiga Grécia, acreditava-se que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos outros homens.

Tinha ainda o significado de transmitir a passagem de uma vida de solteira para uma vida de casada ou de futura mãe. O seu uso popularizou-se quando a Rainha Vitória acrescentou o véu à sua indumentária, um elemento que até então era proibido para uma rainha.

Actualmente, as noivas dão mais ênfase ao cabelo, optando por outro tipo de adornos. Uma coisa é certa. Quer o véu, quer o penteado devem ser escolhidos tendo em conta a face da noiva, tipo de personalidade e de casamento. Um casamento clássico pede um véu longo, um mais moderno exige um véu curto.

Se optar por levar véu, então:

- Analise o seu rosto. Se não sabe que tipo de face possui pegue num batom olhe-se ao espelho e desenhe o formato do seu rosto, assim verá se este tem uma forma mais arredondada ou mais oval.

Após este exercício saiba que:
Caras arredondadas necessitam de véus que caiam ao longo dos lados da face para torna-la mais estreita. Faces quadradas exigem véus longos que as suavizem. Faces ovais apelam a véus em cascata adornadas com tiaras ou flores. Faces triangulares são favorecidas com véus que prendam na parte anterior da cabeça. Se tem uma face oval, ligeiramente mais comprida do que larga e com curvas suaves, é uma sortuda, pois pode escolher o véu que desejar desde que fique bem no conjunto.

- Tenha em consideração o seu físico, ou seja se é de estatura baixa não leve um véu enorme pois parecerá ainda mais pequena.

- O véu clássico de comprimento catedral (que arraste pelo chão) não deve ser utilizado em cerimónias informais, caso de jardim, praia. Já agora se optar por este véu escolha um com duas camadas para poder retirar a segunda e ficar mais à-vontade.

- Se tem um vestido muito ornamentado, use um véu simples;

- A ornamentação do vestido tem de condizer com a do véu;

- O uso do véu não é obrigatório e, segundo a etiqueta, não se recomenda a noivas grávidas, ou a segundos casamentos;

- Utilizar um véu antigo, pertencente a alguém de família, é uma excelente escolha; e já agora assuma a cor. Este não tem de ter a mesma tonalidade do vestido. O encanto desta escolha está precisamente também nesse pormenor.

- Observe bem o véu e o vestido em conjunto, não só pela frente mas também por trás, pode haver um detalhe na parte de trás do seu vestido que deva manter visível.

- Se utilizar véu tenha em atenção a escolha do penteado. Leve o véu, tiara, flores o que estiver a pensar levar na cabeça à prova do penteado, e faça simulações, além disso caminhe com o véu para ver se está confortável.

- Tenha em conta a hora da cerimónia.

Uma dica: cuidado para não tirar a beleza ao seu vestido. Se gastou um montante elevado é para ser visto.

Por Teresa Cotrim