Uma dor de cabeça: apetece levar tudo, depois paga excesso de bagagem e fica com uma tremenda dor nas costas.

Será que compensa? Mais: imagine que encontra autênticas pechinchas que adoraria trazer mas já não tem espaço nem para um alfinete.

Seja regrada a fazer a mala e aproveite bem o espaço. Já sabe, uma mala muito cheia amarrota a roupa, mas numa vazia também anda tudo a dançar de um lado para o outro.

- Coloque os sapatos de salto alto no fundo e os outros nas zonas laterais. Sempre acondicionados em sacos de plástico ou de tecido. Há quem use ainda saquinhos onde coloca as meias e cintos bem enrolados.

- O nécessaire deve ser arrumado no fundo da mala, porém se tiver um que possa levar na mão melhor: atenção ao tamanho dos frascos. Se os levar consigo não podem ter mais 50 ml, pois serão confiscados no aeroporto, assim como tesouras, pinças…

- As camisas podem ser dobradas ou enroladas.

- As calças estique-as para fora da mala, coloque outras peças de roupa dentro e ajuste depois. Esta técnica evita os vincos.

- Saias e vestidos devem ser dobrados ao meio. Os que couberem abertos melhor.

- As camisas devem estar abotoadas com as mangas pra trás e nunca esquecer de as dobrar uma linha abaixo da cintura, isto fará com que a marca da dobra fique para dentro das calças ou da saia quando a usar.

- O pijama deve ficar no topo da mala.

- Os casacos devem ser dobrados em quatro e ajeitados no topo da mala.

- Se a mala tiver uma bolsa exterior, arrume nela coisas úteis, como remédios, livros, canetas, óculos, blocos, pastilhas ou aparelhos elétricos.

- Deixe algum espaço para levar consigo um saco desdobrável, no caso de fazer algumas compras que aumentem o volume da sua bagagem.

- Outras regras: nunca faça uma mala que não consiga carregar sozinha e deixe sempre espaço para compras.

Por Teresa Cotrim