Casamentos: o dress code

Dicas de como se vestir de acordo com cada tipologia de casamento

Os casamentos são experiências inesquecíveis e especiais e o vestuário usado neste dia vai ficar para sempre marcado nas fotos e recordações. Porém, o dia é da noiva e não deve tentar superá-la nem ofuscá-la. Muitas das noivas já não se casam de branco, mas esta é uma cor que deve ser evitada por convidados. A originalidade é sempre bem-vinda. Porém, se no convite de casamento constarem especificações para o código de vestuário (cores indesejadas, casual, etc.) esse deve ser o objetivo a seguir.

Casamento clássico: São geralmente os casamentos religiosos, realizados na parte da manhã ou início de tarde. Nos matrimónios formais devem ser usados trajes mais rígidos, pelo que há uma menor liberdade de escolha no vestuário. A roupa selecionada deve ter um toque de sofisticação, pelo que brilhos, lantejoulas e demasiada bijuteria tornam-se ‘too much’. O objetivo é ser elegante sem ofuscar o glamour da noiva. Os decotes e vestidos demasiado curtos também devem ser evitados. Para a mulher, a opção formal indicada é um vestido elegante, sofisticado e glamouroso q.b. com uns sapatos altos e uma clutch. Pode enriquecer o conjunto com acessórios como brincos, pulseiras, luvas ou chapéus. Para homem, o mais usual nos casamentos formais é o laço branco e o smoking.

Casamento informal: Os matrimónios casuais acontecem sobretudo ao fim do dia/início da noite. Se a noiva optar por algo muito simples, como tailleur por exemplo, não requer que os convidados usem roupas muito elaboradas. Um casamento que não seja formal, a cor do traje pode ir de acordo com a luminosidade diária, ou seja, quanto mais tarde se der o casamento, mais escuro deve ser o traje. Para a mulher, os vestidos pelo joelho, os tailleurs (saia e casaco) são os mais adequados. A maquilhagem deve ser simples e descontraída e o penteado simples e elegante como obriga a ocasião. Para homem, o ideal é usar o tradicional blazer com ou sem gravata.

Casamento semi-formal: Para as bodas semi-formais, pretende-se algo entre um dress code formal e informal. Se for um casamento durante o dia, escolha um vestuário em cores claras. Casamentos à noite pedem cores mais escuras. A mulher pode optar por vestidos “cocktail” ou um top mais sofisticado combinado com uma saia. O homem deve investir num fato escuro, uma camisa branca e uma gravata. 

Veja agora uma galeria com algumas sugestões:


artigo do parceiro:

Comentários