A aliança usa-se na mão esquerda ou direita?

Usadas na mão esquerda ou direita, descubra qual o significado e perceba porque a escolha da mão vai mudando de país para país.

Vivemos no mundo onde as tradições estão muito presentes no nosso dia a dia e no casamento não são exceção.  Primeiro que tudo, é importante perceber porque é que a aliança é colocada no dedo anelar e não em outro qualquer. De acordo com os romanos e os egípcios, neste dedo existia uma veia que se unia diretamente ao coração e a qual era apelidada de "veia do amor" e por isso, quem colocasse o anel neste dedo estava a demonstrar o seu amor pelo parceiro. Em relação à mão usada, esta varia consoante os países e as suas tradições. Dê uma vista de olhos!

A aliança usa-se na mão esquerda ou direita?
créditos: Unsplash

Mão direita - Se por um lado os romanos colocavam o anel na mão direita, porque que se fosse ao contrário tinham azar, na Índia o anel era usado na mão direita porque a esquerda era considerada "suja". No caso da Holanda e também da Alemanha, os casais usam o anel de compromisso na mão esquerda e após o casamento passam a usá-lo na outra mão, como prova da transição de namorados para casados. Os judeus tem uma forma um pouco diferente de utilizar o anel e se em primeiro lugar ele é colocado no dedo indicador da noiva, porque é o mais importante, após a cerimónia é transferido para o dedo anelar.

Além destes países também o Peru, Grécia, Colômbia, Áustria, Rússia, Dinamarca, têm o costume de utilizar a aliança na mão direita.

Leia mais: Sabe como surgiu o uso da liga?

Comentários