P.: O que é a queda de cabelo?

R.: A queda de cabelo é uma patologia que afeta um terço da população e trata-se de um fenómeno natural do funcionamento do ser humano. O cabelo cresce naturalmente em três fases distintas: a fase anagénica que é a fase de crescimento, catagénica e telogénica que é a fase de queda de cabelo que é novamente substituído por um cabelo anagénico. Assim, o cabelo é continuamente renovado. Quando um grande número de cabelos entra em fase telogénica dá-se uma queda mais acentuada.

P.: Em que altura ou alturas do ano é mais propícia e porquê?

R.: É comum verificar-se uma queda de cabelo mais acentuada nas variações sazonais, mas com maior incidência na chegada da primavera e na transição para o outono. Isto acontece porque nos primeiros dias de calor ocorre uma finalização rápida da fase de crescimento do cabelo com o consequente aumento súbito de cabelos em fase de queda. Note-se que o cabelo não cresce nem cai de forma contínua ao longo da vida, mas sim em ciclos sucessivos.

P.: Quais os fatores/causas que interferem mais neste processo?

R.: Existem vários fatores que podem originar queda de cabelo como uma alimentação desequilibrada, medicamentos, stress, poluição e, claro, causas genéticas.

P.: Qual a diferença entre queda de cabelo e calvície?

R.: Enquanto a calvície é uma forma de alopecia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários, a queda de cabelo pode ter origem em vários fatores. A calvície é também uma patologia mais recorrente entre os homens.

P.: Como identificar os sintomas?

O couro cabeludo tem cerca de 100 mil folículos e normalmente perdemos entre 80 a 100 fios de cabelo por dia. Quando a queda for excessiva, se prolongar muito no tempo, ou aparecerem peladas devemos consultar um dermatologista. Já a queda sazonal é transitória com duração média de semanas.

P.: O que fazer para parar a queda de cabelo?

R.: Poder-se-á usar champôs e tónicos que garantam um couro cabeludo saudável, proporcionando o crescimento natural do cabelo. Existem gamas de produtos especialmente desenvolvidas para promover um tratamento eficaz, reduzindo a queda. Se, por um lado, o champô limpa em profundidade o cabelo e cria uma base saudável no couro cabeludo, tónicos que contenham compostos como a cafeína e niacinamida, proporcionam de forma instantânea uma maior força ao cabelo desde a raiz até às pontas. Quando se trata de uma queda exagerada, deve consultar o seu dermatologista.

P.: Qual a diferença do processo no homem e na mulher?

R.: Um dos fatores da queda de cabelo poderá ser uma hormona com o nome de dihidrotestosterona ou DHT, derivado da testosterona que reduz o tamanho do folículo capilar. Por esse motivo esta patologia é mais comum nos homens.

P.: A queda pode ser hereditária?

Sim, algumas quedas de cabelo são genéticas. No entanto isso não significa que tenhamos de perder o cabelo da mesma forma que os nossos pais.

P.: Como prevenir e tratar?

R.: Atitudes como cortar regularmente o cabelo de modo a mantê-lo saudável, evitar a utilização abusiva de secadores ou aparelhos quentes ou friccionar vigorosamente o cabelo molhado com a toalha, são algumas agressões que podemos infligir ao cabelo no dia-a-dia. Uma alimentação equilibrada, a prática de desporto ou a utilização de champôs e tónicos desenvolvidos para o efeito são atitudes que garantem um cabelo saudável, brilhante e bonito.