Tendências Primavera/Verão

Conheça os novos looks de cabelo que marcaram os principais desfiles da estação.

Comprido ou curto, apanhado ou solto? As decisões sobre o look de cabelo a adoptar nunca foram fáceis e a estação Primavera/Verão 2011 não é excepção, revelando um mundo de estilos sofisticados com um olhar sobre o passado, presente e futuro para informar o modo como as mulheres irão usar o seu cabelo.

“Existem looks evolutivos” afirma Sam McKnight, conceituado hairstylist, “ideias já existentes mas com um novo ângulo que as fazem parecer actuais e não de antigamente. E depois, temos ainda os looks revolucionários,” adianta Sam, “baseados em estilos retro que, no contexto da moda desta estação, parecem estar de novo enquadrados.”

Uma síntese das tendências…
Esta é uma estação de grandes contrastes, tanto na moda como na beleza, com criadores de moda a processar ideias contraditórias de austeridade e decadência. O minimalismo ainda é um movimento determinante com penteados e peças de roupa mais contidas, característica de designers como Chloé, Céline e Calvin Klein que, em cada estação, acabam por ser os looks que a maior parte das mulheres adopta.

Com uma paleta de brancos, pretos e tons neutros, o look minimal desta estação funde-se perfeitamente com o cabelo arranjado e descontraído, com um toque contemporâneo que Sam define como ‘luxo moderno’. Em relação ao styling de cabelo, este traduz-se em variações em cabelo liso, com suave ondulação e com textura.

As tendências de coloração de cabelo também reflectem os tecidos e paletas de cores presentes nos desfiles, com tonalidades neutras e novos tons de castanho esfumados e com os tons quentes dos ruivos naturais.

Em contraste, uma forte tendência de decadência emergiu através de um surpreendente revivalismo dos anos 70, com peças de roupa e penteados da Era Disco, incluindo os looks afro e os apanhados enrolados.

Esta é uma estação de grandes contrastes, tanto na moda como na beleza, com designers a apresentar ideias opostas de austeridade e decadência.

Saiba quais as tendências chave na próxima página

As 4 tendências chave
Colaborando com os mais conceituados criadores de moda internacionais, Sam McKnight revela os looks de cabelo que irão definir esta estação:

Look Super Anos 70
Frisado afro, ondas em cascatas e apanhados lustrosos; looks presentes nos desfiles de Mulberry, Blumarine, Louis Vuitton e Marc by Marc Jacobs, onde os penteados fazem referência à era disco. A Era Disco e o glamour do Sul de França dos anos 70: estas são as ‘deixas’ que determinam o revivalismo de uma das décadas com o estilo e look mais marcante.

Como recriar este look:

1. Crie a base perfeita para este look muito leve começando por lavar o cabelo com um champô, aplicando de seguida o respectivo condicionador, de forma a hidratar o cabelo em profundidade, sem criar a sensação de cabelo pesado.

2. Coloque uma quantidade generosa de espuma para volume na palma da mão e aplique-a por todo o cabelo, começando pela raiz e distribuindo-a uniformemente até às pontas.

3. Em seguida, seque o cabelo para trás, afastando-o do rosto, de forma a levantar um pouco as raízes na parte da frente – este é um look com volume!

4. Após o cabelo seco, divida-o em várias secções e coloque rolos largos aquecidos em cada mecha. Retire os rolos suavemente e prenda cada secção de cabelo mantendo a forma do rolo.

5. Uma vez o cabelo arrefecido retire as pinças e com a ajuda do secador desmanche a ondulação, para obter um resultado perfeito, cheio de volume e com um aspecto naturalmente saudável.

6. Faça de seguida um risco ao meio, deixando o cabelo cair naturalmente para cada um dos lados, mantendo o volume junto às raízes.

7. Pulverize o cabelo com um pouco de laca para uma fixação cheia de movimento e com um brilho extra.

8. Por fim, para dar um acabamento perfeito, aplique um pouco de sérum nas pontas de cabelo mais secas.

Dica de Sam McKnight:
“Aplique rolos grandes em toda a extensão do cabelo para criar um volume extra glamouroso”.

Saiba mais na próxima página

Look New Garçonne
Referências arrapazadas de rapariga chic de cabelo longo, curto e cortado à escovinha, onde o cabelo apresenta uma vibração punk luxuosa. A tendência masculina desta estação tem uma intensidade mais urbana, uma atitude mais forte e uma aparência mais dura. Esta tendência é sobre raparigas que gostam de adoptar um look de rapaz.

Este look pode ser alcançado sem ter que necessariamente cortar o cabelo: seccionando o cabelo num risco ao lado muito baixo e literalmente colando-o à cabeça, mantendo o comprimento do cabelo escondido atrás da cabeça e… voilá! A rapariga transforma-se em rapaz!

Como recriar este look:

1. Comece com uma base de cabelo perfeitamente limpo e hidratado usando um champô e um condicionador e, em seguida, aplique um pouco de espuma alisante por todo o cabelo, da raiz até às pontas.

2. Em seguida seque o cabelo para trás com a ajuda de uma escova plana, para dar mais suavidade ao cabelo.

3. Uma vez seco, faça uma risca lateral baixa, em linha com o meio da sobrancelha. Escove o cabelo para trás de cada orelha, mantendo-o liso e junto à cabeça e prenda-o num rabo-de-cavalo baixo, posicionado mesmo acima da nuca com um elástico revestido.

4. Para criar a forma de um laço na parte de trás da cabeça, torça ligeiramente o cabelo, voltando-o para cima, e prenda-o junto à nuca com outro elástico revestido, deixando metade do comprimento solta.

5. O restante cabelo solto deve ser torcido para baixo, prendendo as pontas de novo junto ao elástico, completando assim a forma do laço. Os fios soltos serviram para cobrir o centro do laço e deve utilizar ganchos invisíveis para prender as suas pontas.

6. Complete este penteado desarranjando-o um pouco, puxando uma ou outra ponta solta e passe os seus dedos pelo cabelo para conferir ainda mais textura ao look final.

Dica de Sam McKnight:
“Certifique-se que o seu cabelo se encontra limpo. Um cabelo lavado e hidratado é o factor chave para a criação de um look fantástico, de aspecto saudável.”

Saiba mais na próxima página

Look Liso com Textura
Variações em cabelo liso: ondas desmanchadas, sobreposição de texturas e rabos-de-cavalo longos e esguios. “Uma nova forma de apresentar um cabelo liso,” afirma Sam, descrevendo um dos looks chave desta estação. “É um intermédio entre uma ligeira ondulação e um cabelo ultra liso”, onde rabos-de-cavalo longos e esguios adicionaram um elemento de estrutura linear às colecções.

Como recriar este look:

1. Assegure-se de que o cabelo se encontra em perfeitas condições para este estilo moderno e lustroso utilizando um champô e um condicionador adequados.

2. Aplique um pouco de espuma para volume sobre o cabelo ainda húmido, trabalhando-a da raiz até às pontas para reduzir o aspecto frisado e conferir um brilho saudável ao seu cabelo.

3. Deixe o cabelo assumir o seu risco natural e em seguida seque-o de forma a libertar os benefícios da espuma de volume, trabalhando-o de forma a afastá-lo do rosto.

4. De seguida, faça um rabo-de-cavalo descaído na base da nuca, vire as pontas para cima e prenda com um elástico revestido, deixando as pontas cair livremente. O efeito deve ser casual.

5. Hidrate qualquer ponta de cabelo mais seca com um pouco de sérum, aplicando o produto com a ponta dos dedos.

6. Por fim, para conferir um look casual e moderno a este penteado, solte alguns fios de cabelo à volta do rosto.

Dica de Sam McKnight:
“Se o seu cabelo é seco, utilize uma bruma para o desembaraçar, aplicando-a em todo o comprimento.”

Saiba mais na próxima página

Look Jovem e Irreverente
A exuberância juvenil define os estilos casuais e livres vistos nalgumas das colecções que apresentaram looks frescos e energéticos. Uma técnica trabalhada em inúmeros estilos, desde apanhados funky, looks com influências egípcias com o cabelo enrolado à volta da cabeça e sexy chignons.

Como recriar este look:

1. Crie a base perfeita para este look lavando e nutrindo o cabelo com um champô e um condicionador adequados.

2. Crie volume aplicando um pouco de espuma por todo o cabelo, trabalhando-a da raiz até às pontas com a ajuda de um pente.

3. Seque o cabelo com a ajuda de uma escova redonda larga. Para criar volume nas raízes levante o cabelo, bem na vertical (alternadamente, seque o cabelo com o bocal do secador virado para baixo). Para criar textura e adicionar ainda mais volume na coroa, escove o cabelo para trás, ao longo do comprimento, sem se aproximar da raiz.

4. Em seguida, prenda o cabelo num rabo-de-cavalo pouco firme, com um elástico revestido, e mantenha-o ligeiramente afastado da cabeça, para que o cabelo fique solto. Torça as pontas e prenda-as num carrapito com a ajuda de ganchos invisíveis. O efeito geral deve parecer suave e leve, sem estar muito preso.

5. Para um aspecto mais fashion aplique lenços de seda coloridos, torcendo-os como uma corda para usá-los à volta da cabeça (ao estilo “Alice no País das Maravilhas”), ou à volta do carrapito, ou ainda entrelaçando-os de forma irregular no apanhado.

6. Complete este look desalinhando soltando algumas pontas de cabelo, para lhe conferir um acabamento mais relaxado e livre.

Dica de Sam McKnight:
“Se o seu cabelo é naturalmente encaracolado, aplique um pouco de alisante, desde a raiz até às pontas, e seque de seguida com a ajuda de uma escova plana, antes de fazer o penteado.”

Fotografia: Pantene Pro-V Style
Agradecimentos: Pantene Pro-V Style

artigo do parceiro:

Comentários