Prepare o seu cabelo para o verão

Saiba como proteger o seu cabelo das agressões solares antes, durante e depois

Aberta a época balnear, começam as idas à praia, à piscina e os banhos de sol.  Para além dos cuidados com a pele, é também fundamental proteger o seu cabelo das agressões solares, da água salgada do mar e do cloro da piscina. Para que os seus cabelos não deixem de brilhar e percam a sua vitalidade, esclareça com este artigo, os cuidados que deve ter antes, durante e depois da exposição solar.

Antes

Os cuidados começam com a prevenção contra os estragos e agressões que o nosso cabelo sofre no verão, principalmente se sabe que vai passar algum tempo na praia ou na piscina.

- Aplique champô anti-resíduos a cada 3 dias durante 1 semana, de forma a remover os restos de poluição e cosméticos que ficam impregnados no seu cabelo. Para um resultado perfeito pode mesmo espalhar o produto, envolver o cabelo numa toalha quente e deixar a máscara atuar durante 20 minutos, antes de enxaguar. 

- O uso de uma máscara hidratante após a lavagem dá aos seus cabelos uma hidratação extra, tal como um antifrizz, que vai prevenir a desidratação.

 

Durante

É durante a exposição solar que deve ter mais cuidado com a proteção do seu cabelo:

- Os raios UV não atingem apenas a nossa pele, mas também o cabelo. É essencial que aplique, de duas em duas horas, um protetor no cabelo. Chapéus, lenços e turbantes são acessórios que também ajudam na proteção solar.

- A fibra capilar precisa de ser protegida, sendo aconselhável a utilização de um bom óleo.

- Evite o uso de elásticos ou ganchos se tiver o seu cabelo molhado, seja de água salgada ou com cloro: prendem os fios de cabelo, que podem ficar demasiado esticados ou torcidos. A pressão pode também partir o cabelo na sua raiz e fazer demasiada pressão na região das têmporas.

- Evite entrar na água com o cabelo seco, ou seja, molhe primeiro o cabelo num duche ou com água mineral. De outra forma, o seu cabelo vai absorver a maior quantidade de cloro e sal.

- Depois de mergulhar, não se esqueça de voltar a passar o cabelo por água limpa de forma a que as suas fibras capilares não sequem. 

Depois Os cuidados não terminam quando se sai da praia ou da piscina, devendo ser retomados quando regressa a casa. - Deverá tomar banho o mais cedo possível para diminuir o tempo de contato com o sal e o cloro, regenerar a fibra e repor a queratina e a água perdidas é urgente. - Enxague sempre o cabelo com água fria ou morna, já que a água quente contribuirá para a secura dos seus fios. - Aposte em produtos reconstrutores de ação forte e instantânea. Primeiro use um shampoo hidratante que vai ajudar na recuperação dos fios que estão um pouco ressequidos e depois aplique um outro que seja específico para o verão, para prevenir que o cabelo fique queimado devido aos raios solares. - Um condicionador pós-sol e uma máscara hidratante e revitalizante para o cabelo são essenciais. - Não se esqueça que o uso de secador, placa e enrolador estraga e seca o cabelo. Durante o verão, evite o seu uso e, se o fizer, não deixe de aplicar um protetor de calor para prevenir ao máximo as agressões das altas temperaturas.

cabelo

artigo do parceiro:

Comentários