Pinceis - quais os básicos?

Saiba quais os 8 tipos de pinceis básicos que são realmente necessários e indispensáveis

Existem centenas de pinceis de maquilhagem disponíveis no mercado, mas para alguém que apenas precisa de se maquilhar no dia-a-dia ou por vezes para um jantar ou festa não precisa de tantos pinceis, pois assim só vai acabar por se baralhar ainda mais. Consideramos 8 os tipos de pinceis básicos que são realmente necessários e indispensáveis.

Há muitas mulheres que não percebem a finalidade dos pinceis, pois sempre se habituaram a fazer tudo com as mãos, mas como em tudo, de nada adianta ter a melhor matéria prima se não tivermos boas ferramentas para a utilizar.

É importante perceber que na maquilhagem não existem regras fixas, cada um utiliza diferentes técnicas e não há nenhuma melhor do que outra, tudo tem a ver com a adaptação a cada pessoa a essas técnicas. No entanto, no que diz respeito aos pinceis vamos então facilitar e mostrar o kit básico que toda a mulher deve ter.

1 – Pincel para Base

Generalizando, existem três tipos principais de pincéis destinados à aplicação da base:

Pincel de Base Convencional, Duo Fiber e os Kabukis.

Cada um desses possui variações de formato, tamanho e textura, assim como acarretam diferentes efeitos e possuem diferentes indicações. Não é necessário ter os três, apenas um deles pode satisfazer muito bem as suas necessidades. Contudo, a escolha dependerá mais do tipo de base que você usa e da cobertura desejada do que do pincel em si.

Pincel de base convencional

Pelas características citadas, os pinceis de base convencionais resultam num acabamento mais pesado e menos natural na maquiagem.

Todavia, seu formato achatado permite-nos alcançar com facilidade as áreas de difícil acesso do rosto, como ao redor dos olhos e narinas.

Kabuki

Os Kabukis de base (também existem Kabukis para pó e correção) são indicados para aplicação de bases líquidas, seu formato arredondado permite a aplicação em movimentos circulares e suas cerdas densas “carregam” bastante produto, promovendo cobertura de média à alta, homogênea e com acabamento natural à lá air brush. Este tipo de pincel requer mão leve a fim de não aplicar mais produtos do que o necessário e/ou desejado.

Duo Fiber

Entre os pinceis citados, o Duo Fiber é o mais versátil, ele pode ser utilizado para aplicação de variadas texturas de base (Liquidas, cremosas e até mesmo em pó) promovendo excelentes resultados.

O Duo Fiber pode ser encontrado em diversos tamanhos, sendo que, quanto menor ele for mais precisa será sua aplicação.

pinceis de base

Pincel convencional Sephora; Pincel Kabuki C251 Royal & Langnickel; Pincel Duo-fiber MAC

2-Pincel de correção

Pincel de cerdas sintéticas, achatado, no formato de “língua de gato” e tamanho pequeno, como se fosse uma versão mini e magrinha do pincel de base convencional. Eficaz na aplicação de corretores líquidos e cremosos, ideal para cobrir pequenas manchas (como marcas de acne) e para depositar o produto sobre as olheiras.

pinceis de correção

Pinceis de correção C211 e C230, ambos da Royal & Langnickel

3- Pincel para Pó

O Pincel destinado à aplicação de pó, seja compacto, solto, translúcido ou com cor, deve ser:

Grande, cheio, com formato arredondado e composto por cerdas naturais, as quais não irão arranhar a base previamente aplicada. Vários outros tipos de pincéis, com diferentes tamanhos e formatos, também podem ser utilizados para aplicação do pó. Contudo, um pincel com as características citadas acima irá executar com eficiência esta etapa da maquiagem com praticamente todos os tipos de pós. Nunca se esqueça de retirar o excesso de pó do pincel com leves batidas antes de aplicá-lo no rosto.

pincel para pó

Pincel para pó C135 da Royal & Langnickel

4- Pincel para Blush, Bronzer e Iluminador.

A fim de utilizar um único pincel para satisfazer a aplicação dos três produtos citados, ele deve ser parecido com o pincel de pó, porém com um formato mais pequeno, cerdas mais longas e menos densas.

pincel para blush

Pincel para pó MAC

5 – Pincel para Sombras

Ideal para depositar as sombras nas pálpebras. Deve ser pequeno, feito com cerdas naturais e no formato achatado. Quanto mais firmes forem as cerdas, maior será a precisão, o potencial de construção e a intensificação dos pigmentos na maquilhagem. Portanto, evite pincéis para sombras que sejam demasiado fofos a não ser que sua intenção seja apenas der um leve toque de cor aos olhos.

pincel sombras

Pincel para sombras C410 da Royal & Langnickel

6 -Pincel para Esfumar

Pequeno, composto por cerdas naturais, com formato arredondado e mais gordo. Ideal para marcar o côncavo e esfumar as cores. Ao contrário do pincel para aplicar sombras, o pincel de esfumar deve ser mais macio, característica que possibilitará a sua função: esfumar.

pincel para esfumar

Pincel para esfumar da MAC

7-Pincel para Delinear

Este pincel é multifuncional, serve para contornar os olhos nas pálpebras superior e inferior, delinear a linha de água, preencher sobrancelhas e aplicar eyeliners em gel. Este deve ser pequeno, fino, com cerdas firmes e topo com corte diagonal.

Pincel para eyeliner

Pinceis para delinear C476 e C495, ambos da Royal & Langnickel

8- Pincel para Lábios

Muita gente se esquece deste pincel, mas acreditem: quando aprendemos a usá-lo torna-se indispensável, principalmente para cores mais escuras ou mais coloridas. Além de conseguir uma maior precisão na aplicação vai conseguir também que o batom dure mais.

pincel para lábios

Pincel para lábios C600 da Royal & Langnickel


Ou então opte por um kit que já traz os pinceis básicos:

kit pinceis

artigo do parceiro:

Comentários