Pincéis de maquilhagem indispensáveis

Aprenda a usar as ferramentas essenciais para uma maquilhagem irrepreensível

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, os pincéis de maquilhagem não são todos iguais. As suas utilizações e aplicações diferem consoante o tipo de instrumento utilizado, podendo as suas extremidades ou o seu cumprimento influenciar ou até mesmo comprometer o resultado final, pelo que é importante que os conheça para que os possa utilizar da maneira que melhor a favorece.

Fond de teint

Prefira um pincel plano, idealmente de pelo sintético, que não absorva a fórmula do fond de teint, permitindo assim aplicá-la de forma mais eficaz na pele. Este tipo de pincel é ideal para aplicar bases líquidas de forma uniforme e permite poupar na quantidade fond de teint utilizada. Ao contrário das mãos, trabalha a maquilhagem sem a aquecer. A cobertura é perfeita e o resultado mais natural e duradouro. Use-o realizando movimentos tipo vai e vem, do centro do rosto para fora, e de cima para baixo.

Opte por um pincel largo, que abranja uma grande área do rosto, idealmente de pelo de cabra, para que a aplicação fique uniforme. Este modelo de pincel é bastante versátil, podendo ser usado tanto para aplicar pós soltos como compactos, num tom mais natural ou bronze. Ajuda a eliminar o excesso de brilho, resultante da aplicação de fond de teint. Quando o usar, passe o pincel por todo o rosto com movimentos circulares e uniformemente.

Blush

Prefira um pincel biselado (cujo recorte do pelo seja oblíquo) pois consegue assentar melhor no rosto. Este modelo está indicado para modelar o rosto, este pincel adapta-se à fisionomia da face, permitindo aplicar o blush de forma mais correta. Lembre-se que deve aplicar o blush, na zona óssea abaixo do olho (nas chamadas maçãs do rosto), no sentido do cabelo para o centro da face.

Efeito smoky eye (olhar esfumado)

Para conseguir este efeito escolha um pincel de pelo natural, duro e curto, para uma maior precisão na aplicação das sombras. A função deste pincel é trabalhar os tons escuros na zona do contorno do olho, podendo fazê-lo na parte superior ou inferior. Pode utilizá-lo com sombras ou para esbater o lápis. Pode fazer a aplicação da sombra ao longo do olho como um traço ou com pequenos toques. A sombra escura deve ser aplicada de fora para dentro para não caírem excessos de pigmento para o exterior do olho e, assim, criar a ilusão de olheira.

Eyeliner

Opte por um pincel de pelo sintético, biselado, que vai adaptar-se perfeitamente ao olho e tornar a aplicação mais fácil. Este pincel é ideal para trabalhar texturas líquidas de eyeliner, cremosas ou de aguarela, contornando o olho tanto em cima como em baixo. Como o usar? Apoie o braço que segura o pincel numa superfície ou utilize o cotovelo para o manter seguro e alcançar assim um traço mais firme.

Sombras

No caso das sombras, o ideal será um pincel de pelo natural em vez de esponjas e aplicações de espuma. O resultado é mais duradouro e consegue com o mesmo pincel fazer uma aplicação em toda a pálpebra ou mais definida. Dependendo do tipo de maquilhagem que pretenda e que resulta na sua pele, pode aplicar a sombra escura em toda a pálpebra móvel ou só na zona externa. Se tem pouca prática, use um pincel mais largo para os tons claros e um mais fino para os tons mais escuros.

5 dicas de conservação dos pincéis de maquilhagem:

Estas são algumas regras de armazenamento e conservação que deve seguir:

1. Conserve-os dentro de uma bolsa, sem que o pelo fique dobrado.

2. Pode também adquirir pincéis que já trazem proteções em plástico e que evitam que se danifiquem.

3. Não os tenha expostos na casa de banho. Mantenha-os num local sem humidade. O contacto com a água deve ser evitado, uma vez que danifica a matriz do pelo, fá-lo cair com maior frequência e não permite que seque totalmente entre utilizações.

4. Existem produtos de limpeza específicos que eliminam os resíduos de maquilhagem e bactérias do pincel. Utiliza-se a seco, vaporizando diretamente e limpando com um lenço de papel.

5. Deve fazer uma limpeza semanal aos pincéis. Caso os partilhe com outra pessoa, tenha esse cuidado após cada aplicação.

Texto: Andreia Gama com João Luís Cova (make-up artist da Sephora)

artigo do parceiro:

Comentários