Os segredos de beleza de Bobbi Brown

A especialista em maquilhagem norte-americana diz-lhe o que deve fazer para esconder as imperfeições do seu rosto. Maquilhar-se em excesso não é a solução, como revela em entrevista exclusiva

A paixão pela maquilhagem surgiu muito cedo quando viu, pela primeira vez, a coleção de cosméticos da sua mãe. Nos anos da década de 1980, decidiu partir para Nova Iorque com o objetivo de realizar um sonho,  o de vingar como maquilhadora profissional. Dez anos depois, lançava o seu primeiro bâton.

Desde então nunca mais parou. Hoje, Bobbi Brown é uma referência no universo da moda e da beleza feminina. Acredita que todas as mulheres podem ser bonitas, em qualquer idade. Em entrevista exclusiva à Saber Viver, desvenda alguns dos seus segredos e dá conselhos práticos para o dia a dia.

Qual é o seu ideal de beleza?

Não existe um padrão de beleza perfeita mas inúmeras expressões personalizadas de beleza. O segredo da beleza feminina é simples. Consiste em gostar de si tal como é hoje e não de como era há dez anos ou de como você nunca será. A autoconfiança é o elemento mais importante da verdadeira beleza.

Acredita, pois, que é possível envelhecer, ganhar rugas e continuar a ter um rosto bonito...

Não associo a beleza a um rosto jovem e sem rugas. Portanto, sim, na minha opinião é possível envelhecer, ter rugas e continuar a ser bonita. As linhas do rosto são a prova de que vivemos a vida. Nós temo-las quando mostramos emoção, rimos e nos exprimimos.

O que aconselha a uma mulher de 30 anos que receie o envelhecimento?

Se ela acha que se vai sentir mal por ter 40, 50 ou 60 anos, precisa de dar um passo atrás e aprender a encarar o envelhecimento de forma mais positiva. Depois, deve equacionar o seu estilo de vida. Isto significa não fumar e alimentar-se de forma inteligente.

Diga-nos três truques de maquilhagem, que resultam mesmo, para combater os principais sinais de envelhecimento...

Em primeiro lugar, se a pele à volta dos olhos é muita seca, convém utilizar uma sombra em creme, que não vinca as rugas e tem um efeito duradouro. Para conferir à tez um brilho fresco e saudável aconselho um hidratante com cor que permite harmonizar o tom de pele sem marcar as rugas.

Por fim, porque os lábios tendem a ficar mais finos com a idade, convém preferir bâtons em tons claros ou médios ou, ainda, glosses com cor, tornando-os mais carnudos. Para evitar enfatizar aquelas pequenas rugas à volta dos lábios, recomendo o uso de um hidratante (não oleoso) nessa área.

De que forma pode a maquilhagem ajudar a melhorar a autoestima feminina?

Hoje em dia, muitas mulheres fazem aquilo a que eu chamo microscoping, ou seja, reparar numa característica menos positiva do seu rosto e ficar obcecada com isso. Quando uma mulher se vê desta forma, a percepção que tem de si própria fica inevitavelmente aquém do que seria desejado. Penso que as mulheres precisam de ajustar a sua percepção e tentar olhar para a moldura completa. Aconselho que aceitem o que não podem mudar e que sublinhem aquilo que têm de melhor.

Veja na página seguinte: O produto de maquilhagem que mais valoriza a beleza feminina

Comentários