O que fazer com os cabelos brancos? Exibi-los ou escondê-los?

Surgiram os primeiros? E agora? Seja qual for a sua decisão, existe uma solução para si! Entrevista com Paula Quirino, médica dermatologista.

Os cabelos brancos há muito que atormentam as mulheres, como se a cor anunciasse um destino, a velhice. «O cabelo branco surge com a idade e a altura do seu aparecimento é geneticamente determinada», refere Paula Quirino, médica dermatologista na Climel, Clinica Médica na Figueira da Foz e no Centro de Dermatologia Epidermis no Porto. Através da coloração, é possível escondê-los, no entanto, são cada vez mais as mulheres que decidem assumir os seus cabelos brancos.

Muitas fazem-no para poupar tempo e dinheiro em idas ao cabeleireiro, por questões de saúde ou, mesmo, porque gostam do seu tom natural. E há até mulheres mais jovens a pintar o cabelo de cinza por uma questão de estilo. Uma coisa é certa, «sejam tons de fantasia ou cabelo natural, quem assume o branco destaca-se entre as loiras, morenas ou ruivas» refere Maria Lourenço, hairstylist.

Em entrevista a Paula Quirino, ficámos a saber mais sobre as especificidades do cabelo branco e que tipos de cuidados requer. Veja também a galeria de imagens com os sete conselhos que vão melhorar a sua saúde capilar num ápice.

Por que aparecem os cabelos brancos?

O cabelo branco é uma característica associada à idade. Aos 50 anos, 50 por cento dos cabelos são brancos em metade dos indivíduos de raça caucasiana. O cabelo branco perde melanina na sua haste, mas desconhecem-se as causas desta perda progressiva de pigmento.

Que fatores contribuem para o aparecimento dos cabelos brancos?

O aparecimento dos cabelos brancos é geneticamente determinado e independente do sexo e da cor do cabelo. Ocorre mais tardiamente na raça negra.

O stresse e as preocupações podem provocar cabelos brancos?

Ao longo da vida, o sistema reparador antioxidante do nosso organismo vai-se degradando, levando ao aumento de espécies reativas de oxigénio e ao stresse oxidativo celular. Este é responsável pelo envelhecimento de todos os órgãos, especialmente aqueles com maior exposição ambiental (como a pele e o cabelo, que estão expostos à radiação UV) e com maior atividade de renovação celular, como o cabelo.

Que outras alterações surgem no cabelo com o envelhecimento?

O cabelo branco torna-se mais resistente à queda e, habitualmente, é mais áspero e menos manejável. Parece ser mais resistente às colorações dadas as alterações da sua fibra, mas é mais sensível à radiação ultravioleta (UV).

Veja na página seguinte: Os cuidados a ter com as radiações

Comentários