Agora é a vez do wavy bob. Primeiro chegou o bob, o corte liso e assimétrico (mais curto atrás do que à frente). Seguiu-se o lob (long bob), uma versão de maior comprimento. E, nos últimos tempos, é o wob que dita as regras nas tendências de penteados para o outono/inverno. O wob, como o nome indica, é uma versão ondulada do bob. Nem muito curto nem demasiado longo, é o penteado ideal para quem quer mudar radicalmente de visual sem perder o seu lado mais clássico.

A acrescer a este fator, é uma óptima opção para os meses frios, pois não requer grandes cuidados, como o uso desmesurado de secador. O wob tem sido a escolha de várias celebridades, incluindo Sienna Miller, Jessica Chastain ou Emma Stone, que têm trazido para as luzes da ribalta o penteado elegante, mas cheio de personalidade.

Ao contrário de outras alturas, parece que este ano a maioria das mulheres decidiu cortar as madeixas e optar pelo famoso penteado. Depois do seu cabeleireiro escolher o wob que melhor se ajusta à forma do seu rosto, fazendo camadas de acordo com os traços que quer salientar, basta estilizá-lo ao seu gosto. Veja também a (nova) técnica de coloração que todas as celebridades estão a usar.

Versátil e elegante

O melhor do wob é a sua versatilidade e fácil manutenção. Para os dias em que se sentir mais preguiçosa basta lavar o cabelo e passar os dedos para pentear o cabelo, sem desfazer a sua ondulação natural. Caso pretenda um visual mais cuidado, terá de acrescentar à base alguns produtos de styling e modelá-la com ferramentas de calor. Existem dois produtos chave para manter o wob no lugar.

Um deles é o champô seco, que permite manter o penteado durante alguns dias, e os sprays texturizantes, para dar volume ao cabelo. Mas existem mais truques para manter o penteado no lugar, entre eles, apanhar o cabelo à noite para prevenir o frisado, dormir com uma fronha de cetim na almofada (para evitar a fricção que seca o cabelo) e usar produtos que tornem o cabelo mais resistente aos instrumentos de calor.

Como pentear

O tipo de cabelo que tem define a forma como deve dar-lhe forma. Veja como deve proceder se o seu cabelo for:

- Fino e liso

Este tipo de cabelo não tem ondas naturais, pelo que terá de encaracolá-lo. Use um ferro modelador ou mesmo rolos. Vá experimentando diferentes ferramentas até encontrar aquela de que mais gosta e com a qual se sente confortável.

- Espesso e ondulado

Para enaltecer os caracóis naturais, use um ferro modelador e siga a onda natural enquanto a encaracola. Quanto mais grossa for a extremidade do ferro, mais soltos ficam os caracois e quanto mais pequena, mais apertados ficam.

- Grosso e encrespado

Brinque com os seus caracóis naturais mas dê-lhes um ar mais polido. Por exemplo, pode usar um ferro de alisar para esticar parcialmente o cabelo, tirando-lhe o aspeto frisado, e ao mesmo tempo criar alguma ondulação. Sem exagerar!

Texto: Madalena Alçada Baptista