Novas formas de pintar o cabelo

As inovações a que pode recorrer em casa e no cabeleireiro

Quer queira mudar radicalmente de visual, reavivar a sua cor original ou, apenas, cobrir os cabelos brancos, tem à disposição no mercado novas formas muito práticas de pintar o cabelo. Descubra as soluções a que pode recorrer em casa e no cabeleireiro para mudar facilmente o aspeto visual do seu cabelo sem ter de mudar de penteado.

Madeixas

As madeixas são a melhor opção para quem quer dar alguma cor, textura, profundidade e brilho ao cabelo, sem alterar completamente o seu tom natural. No cabeleireiro, a novidade mais recente e revolucionária no mundo das madeixas, feitas por mãos profissionais, é Color.id, da Wella Professionals, que permite brincar com uma série de tons sem que estes se misturem e sem a necessidade de usar pratas. Trata-se de um aditivo que se junta à coloração, modificando a sua consistência, mas mantendo o resultado final.

Em casa, o ombré (meio do cabelo e pontas aclaradas) é uma tendência que tem ganho notoriedade nos últimos anos e que, de acordo com os entendidos em moda capilar, vai continuar a marcar presença nas passerelles e passadeiras vermelhas em 2014. O kit Madeixas Californianas, da L'Oréal Paris, é uma forma muito fácil e trendy de aplicar madeixas facilmente (e em casa), aclarando apenas os comprimentos e pontas dos cabelos para criar um efeito degradé luminoso.

Couro cabeludo sensível

As mulheres procuram, cada vez mais, tintas que não sejam agressivas mas que tenham poder de cobertura suficiente. A pensar em quem é mais sensível, começaram a surgir no mercado gamas que não agridem o couro cabeludo mas proporcionam tons muito consistentes. No cabeleireiro, se é daquelas mulheres que sofre horrores quando lhe aplicam tinta no cabelo, contente-se em saber que Innosence by Koleston Perfect, da Wella Professionals.

Este produto inclui uma nova molécula, chamada ME+, que renova a cor do cabelo mas diminui o risco de alergias, pelo que evita a sensação de ardor tão comum em pessoas com o couro cabeludo sensível. Em casa, para além da coloração em si, Essensity, da Schwarzkopf Professional, conta com uma gama de cuidados para prolongar o efeito da cor em casa que se divide em dois regimes, Color & Repair e Color & Moisture.

Tom sobre tom

Este tipo de coloração permite escurecer, dar reflexos ou aclarar ligeiramente o tom original. Para além disso, tapa cerca de 50% dos cabelos brancos e desvanece progressivamente com as lavagens.No cabeleireiro, para as mulheres receosas em mudar a cor do cabelo, existem opções que lhes permitem ter uma ideia de como iriam ficar se optassem pela coloração permanente. Color.Sync de Matrix, por exemplo, é uma coloração tom sobre tom sem amoníaco que reequilibra a porosidade dos cabelos através do complexo condicionador Cera-Oil.

Os óleos são uma grande tendência no mundo da coloração e, ao contrário do amoníaco, têm uma componente de tratamento. Em casa, Phyto Gloss, da Phyto Paris, reaviva a cor do cabelo (pintado ou natural), em apenas cinco minutos, ao mesmo tempo que assegura o tratamento, uma vez que possui manteiga de manga, vitamina E e derivado de óleo de colza. Este produto atua através dos seus pigmentos naturais e confere reflexos ao cabelo.

Cabelo arco-íris

O hairchalk, aplicação de giz com cor misturado com água, tem sido visto um pouco por todo o lado. Como a aplicação de giz pode danificar o cabelo, a L'Oréal Professionnel lançou Hairchalk, uma técnica de coloração temporária disponível em oito cores, que respeita a integridade da fibra capilar e sai em cerca de duas lavagens.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários