A maquilhagem que oculta a vermelhidão

Os períodos de temperaturas extremas podem interferir com a saúde e com a beleza da sua pele. Saiba o que fazer para proteger a sua epiderme deste problema.

O sol no verão e o frio no inverno podem provocar vermelhidão na sua pele. Alguns alimentos e determinadas situações de alergia também podem afetar a saúde e a beleza da sua tez. Uma das formas que tem para prevenir esta situação passa por limpar bem a pele e remover as impurezas diariamente. Para todos os tipos de imperfeições, e em especial para este, «é importante limpar bem a pele com um tónico suave e hidratá-la antes da maquilhagem», afirma Eva Villa, maquilhadora profissional.

Com uma pequena massagem a pele ficará mais fresca e preparada para receber a maquilhagem, que se tornará mais uniforme. No que diz respeito à base e dependendo do tipo de vermelhidão, deveremos usar diferentes técnicas. «Quando se tem uma pele rosada e com tendência a vermelhidão, a melhor forma de a disfarçar é recorrer a uma base com uma boa cobertura, especialmente bases mate para evitar os pós», revela a maquilhadora, que trabalha regularmente para a Chanel.

Para disfarçar as olheiras, deve aplicar o corretor em todo o contorno do olho mas «em pequenas quantidades» para conseguir um «look mais natural e saudável». Tenha especial cuidado com os «corretores de tons verdes, pois obrigam a usar uma base muito opaca e é fácil moverem-se, uma vez aplicados, sobre a vermelhidão», alerta a profissional. Em relação às maçãs do rosto, se a vermelhidão estiver associada a uma textura rugosa ou irregular, Eva Villa deixa uma recomendação.

A especialista aconselha a usar uma base de maquilhagem com uma boa cobertura «para igualar essa zona com o resto da pele» e fugir dos blushs muito marcados. Procure, assim, tons neutros, como os castanhos claros, pêssegos e rosas muito suaves. «Aplique-os nos extremos do rosto para não acentuar o que acaba de cobrir», recomenda ainda esta especialista em beleza. Em relação aos lábios, deve fugir de tons que acentuam a vermelhidão do rosto.

Evite cores e tons como os vermelhos e os rosas muito intensos, ainda que possam estar em voga. Os batons e os glosses são válidos sempre que a pele não tenha brilhos. «Se optarmos por uma pele brilhante, é melhor usar um tom de lábios mate», aconselha ainda a maquilhadora. Veja também os truques da maquilhagem corretiva e a galeria de imagens com os 10 produtos que a vão ajudar a exibir um rosto bronzeado.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Eva Villa (maquilhadora profissional)

artigo do parceiro:

Comentários