Maquilhagem protetora

As novas fórmulas que protegem das radiações solares

As marcas de cosmética estão a apostar em produtos que a protegem das agressões externas, em particular dos raios ultravioleta, para que a maquilhagem seja também o seu escudo protetor. Depois do verão, caímos na tentação de não proteger a pele do sol. Erro crasso, daí a necessidade de uma prevenção atempada.

«Embora a proteção solar seja mais importante na época estival, porque para além de haver mais horas de sol, este entra na atmosfera de uma forma mais vertical e os raios ultravioletas não são tão absorvidos pelas camadas de ozono», como explica o dermatologista Miguel Trincheiras, a exposição solar, mesmos nos meses mais frios, continua a danificar a pele. «Mesmo em períodos de fraca insolação, algumas partes do corpo como a face, pescoço e mãos estão constantemente descobertas e em contacto com a radiação solar», salienta o especialista.

A maioria dos dermatologistas está de acordo. A proteção deve ser a base dos cuidados faciais durante todo o ano e, como tal, os protetores solares devem ser um complemento imprescindível aos restantes tratamentos. Mas para que não tenha de aplicar mais um produto durante o seu ritual de beleza diário, têm surgido no mercado produtos de maquilhagem dois em um, tais como bases, batons e corretores com proteção solar.

A marca Dior foi uma das pioneiras ao lançar uma linha de maquilhagem anti-idade com proteção solar. O segredo? Associar fatores de proteção solar a princípios ativos, como o retinol (estimula a produção de colagénio), vitaminas (nutrem a pele), antioxidantes (combatem os radicais livres e a oxidação celular) e o ácido hialurónico (hidrata em profundidade). A maquilhagem com proteção solar é, por isso, a opção mais segura para cuidar da sua pele.

15 ou 20 no mínimo?

Para a Organização Mundial de Saúde, o fator de proteção solar mínimo recomendado é o 15, mas Miguel Trincheiras, dermatologista, prefere referenciar o 20. De acordo com o especialista, o factor de proteção a ser usado depende do fototipo (pigmentação de base e capacidade inata de se defender da radiação) mas é consensualmente admitido que deverá ser, no mínimo, de 20.

Além disso, os fototipos mais baixos (de pele clara) devem usar um fator de proteção 50+, bem como a maioria das pessoas em períodos de maior incidência solar. Atualmente, existem protetores solares considerados dispositivos médicos que devem ser usados por fototipos muito claros e em pessoas com antecedentes de lesões cutâneas foto-induzidas.

A pele da boca e o seu contorno

Pode não ter essa noção mas lábios são a zona da pele mais sensível de toda a área do rosto. Além disso, estão em constante movimento, sempre expostos e o facto de estarem, na maior parte do tempo, humedecidos acentua a sua vulnerabilidade. Por este motivo, devem estar sempre convenientemente protegidos. Os batons com cor e com proteção solar são uma opção perfeita para o fazer.

O contorno dos olhos

Extremamente fina, a pele do contorno ocular está exposta a inúmeros movimentos diários que acabam por provocar rugas no extremo exterior do olho. Por este motivo, é obrigatório usar óculos de sol e produtos com proteção solar.

Os quatro segredos das fórmulas maquilhagem + proteção:

1. Efeito uniformizador
Assim se chama o resultado que os pigmentos de cor alcançam na pele, depositando-se nos sulcos das rugas, refletindo a luz e evitando que fiquem visíveis.

2. Uma fórmula complexa
A diferença resulta da combinação de ativos anti-idade e filtros solares na fórmula do próprio produto. Para além dos pigmentos de cor, contêm vitaminas, minerais, ativos hidratantes e outros componentes, mas o seu segredo assenta na associação de pigmentos de cor com o fator de proteção solar.

3. Em qualquer idade
Podem ser usados em qualquer idade, se bem que as primeiras rugas de expressão surjam por volta dos 30 anos. Aos 40 anos, já devem fazer parte do ritual cosmético de todas as mulheres.

4. Mais anos e mais ativos
À medida que o tempo passa, a sua pele tem cada vez mais exigências e, portanto, requer mais cuidados. Embora deva usar proteção solar sempre, não se esqueça de ir aumentando o factor de protecção à medida que os anos passam.

Instruções de uso de produtos que são creme de tratamento e maquilhagem com proteção

«Os produtos de maquilhagem associam, em grande parte, pigmentos minerais e outros que atuam como ecrãs solares e, nesse sentido podem desempenhar eficazmente a função de protetor solar. Mas como não têm uma função direta na pele e são elementos de absorção ou reflexão da radiação ultravioleta, devem ser usados após os cremes e sérums nutritivos. Estes sim têm um papel direto na hidratação cutânea», explica o dermatologista Miguel Trincheiras.

Texto: Rita Caetano com Miguel Trincheiras (dermatologista)

Comentários