Look natural

Numa aliança de doçura e sensualidade apresentamos uma maquilhagem luminosa, ideal para usar no dia a dia ou numa saída a dois.

No quotidiano, as mulheres procuram cada vez mais uma maquilhagem com um acabamento delicado. Uma maquilhagem leve que esculpa e ilumine o rosto de uma maneira muito natural através de jogos de sombras e de luz. Apresentamos um look resultante de texturas de fácil aplicação que respondem às novas necessidades da maquilhagem moderna e às expectativas específicas: a precisão para os profissionais e a maquilhagem natural e sensual para as mulheres.

Tez uniforme

Pré-base
Sobre uma pele bem limpa, aplica-se uma pré-base neutra, rica em agentes hidratantes, com um pincel que garanta o mínimo de contacto direto com a pele, que torne a aplicação mais higiénica e respeite as peles mais reativas. A aplicação tem de ser uniforme, mesmo nos pontos mais difíceis. A composição da pré-base deve potenciar a hidratação da pele e otimizar a aplicação da base em seguida.

Base
De seguida, aplica-se uma base que conjuga uma textura muito fina e fresca com um bom poder de cobertura. A aplicação é feita em todo o rosto com pincel ou com esponja.

Corretor
Com um pincel, aplica-se um corretor antiolheiras na zona das olheiras, no canto exterior do olho e nas abas do nariz para disfarçar todas as imperfeições. Aplica-se igualmente um pouco de corretor na arcada supraciliar, na testa(entre as sobrancelhas) e no queixo, para dar pequenos pontos de luz e melhorar a volumetria do rosto.

Pó solto
Procede-se à aplicação de um pó solto, indicado para todos os tipos e tons de pele. A sua composição deve permitir matificar o rosto sem o secar, conferindo, deste modo, maior duração à maquilhagem.

Fixador
Para prolongar o efeito de longa duração é nebulizado um pouco de fixador sobre o rosto, a uma distância mínima de 20 cm.

Olhos expressivos

Sombra base
Aplicação de uma sombra base (cor de pele) para uniformizar a pálpebra e dar luminosidade ao olhar.

Pálpebra superior
• Com um pincel esbate-se uma sombra branca-irisada no canto interior da pálpebra móvel e na arcada supraciliar.
• Aplica-se uma sombra castanho-cobre junto à linha das pestanas superiores. O esbatimento desta sombra é feito de fora para dentro e deve cobrir apenas dois terços da pálpebra. Repetir a aplicação e o esbatimento até atingir a intensidade desejada. O canto interior fica reservado a um ponto de luz conseguido através da aplicação de um pó irisado.
• Desenha-se uma linha fina com um lápis khôl preto, de fora para dentro, em dois terços da linha superior das pestanas. Esbate-se este traço alongando-o ao canto interior do olho.
• Aplicam-se umas pestanas falsas com uma cola resistente.
• Aplica-se a máscara nas pestanas superiores e inferiores, de modo a conseguir volume, alongamento e curvatura – que conferem grande expressividade ao olhar. Após a aplicação da máscara, e antes que seque, devem separar-se as pestanas com o pente.

Saiba mais na próxima página

Pálpebra Inferior
• Desenha-se um traço fino com o lápis khôl preto, de fora para dentro, junto à linha das pestanas inferiores. Esbatese esse traço com o pincel, alongando-o até ao canto interior do olho.
• Preenche-se a raia do olho com o lápis khôl preto.
• Aplicar um pouco de máscara nas pestanas inferiores, separando-as de seguida com o pente.

Corretor de sobrancelhas
A forma e o tom das sobrancelhas são definidos com um corretor à prova de água aplicado com um pincel específico. Este produto permite corrigir a forma e encher um pouco as sobrancelhas mantendo um aspeto natural.

Acabamento natural

Lábios
O contorno dos lábios é definido e realçado com um lápis à prova de água. Para além de aumentar a durabilidade de qualquer batom, o lápis de contorno permite corrigir eventuais assimetrias e realçar o volume dos lábios. Depois de aplicado, o lápis deve ser esbatido com um pincel.

Blush
Aplica-se, com um pincel, um blush em pó, contornando a maçã do rosto. O blush para além de dar uma frescura natural e uma vivacidade ao rosto, ajuda também a realçar ou modelar a estrutura do mesmo.

Finalização
No final, para garantir a longa duração da maquilhagem, faz-se uma nova nebulização com o fixador.

Dicas
• A pré-base pode ser misturada na base para incrementar o seu poder de hidratação.
• Para uma maquilhagem natural, aguardam-se uns minutos entre cada passo para que os produtos tenham tempo de reação.

Texto: Fernanda Vaz e Sara Marques, maquilhadoras e formadoras
Edição: Patrícia Velez Filipe
Maquilhadora: Sara Marques
Modelo: Maria Fernandes
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Expansão York, Lisboa; Make Up For Ever

artigo do parceiro:

Comentários