Uma boa maquilhagem faz verdadeiros milagres. É capaz de apagar manchas e imperfeições. Em contrapartida , uma má aplicação pode destacar os seus defeitos. A Ultimate Beauty diz-lhe o que deve fazer para dissimular borbulhas ou imperfeições. O primeiro passo é «hidratar muito bem a pele», afirma José Teixeira, maquilhador. Este profissional alerta para a importância de «não espremer borbulhas», realçando que «corrige-se mais facilmente uma simples borbulha do que uma crosta».

Para isso, comece por colocar uma pré-base, indicada para o tipo de pele, que possa aumentar a fixação e a duração dos produtos. «Nunca deve começar por disfarçar as imperfeições, com o corretor, localmente», alerta o maquilhador profissional. De seguida, aplique a base de uma forma uniforme e, por fim, com a ajuda do corretor, pode disfarçar localmente as imperfeições que ainda predominam.

José Teixeira aconselha o uso de um pó compacto ou solto mas com cobertura, porque «a base líquida tem tendência para escorrer e manchar, numa pele mais oleosa». «A base também é aplicada no contorno dos olhos, o que ajuda a disfarçar as olheiras», afirma o especialista em beleza feminina. No caso de olheiras mais marcadas, «coloque o corretor, por cima da base», no contorno ocular.

Os conselhos a adotar no dia a dia

Para um look do dia a dia opte pelo mais simples e realce os seus olhos com naturalidade, com uma máscara de pestanas e lápis para destacar o contorno dos olhos, podendo até prescindir das sombras. Escolha um blush de tom suave e luminoso, especialmente se, na zona próxima do nariz, existirem marcas de acne ou poros dilatados, pois «um blush muito escuro, salienta as imperfeições».

No caso de existirem poros dilatados, na fase de preparação da pele, use produtos hidratantes oil free (ajudam a fechar os poros), e um tónico que equilibre o pH da pele. No que diz respeito aos lábios, fuja dos tons intensos e vibrantes. Quanto mais natural for o batom, melhores são os resultados. Para disfarçar inflamações ou infeções labiais, José Teixeira aconselha «o uso de fond-de-teint ou corretor no lábio, assim como o pó, antes de passar o batom e o lápis de contorno».

Para isso, deve utilizar um cotonete descartável. De seguida, aplique o lápis de contorno. No fim, afie-o bastante de forma a retirar todo o produto que tenha estado em contacto com a ferida. Seguidamente, aplique o batom ou o gloss. Deixe, contudo, a zona da ferida para o fim e desinfete o pincel quando terminar. Este é um importante gesto preventivo que nunca deve descurar.

Texto: Cláudia Vale da Silva com José Teixeira (maquilhador profissional)