Devido ao cloro da piscina e da água salgada, existe uma sensibilização dos fios. Por isso, se pretender ter um cabelo saudável no verão e não quer deixar de mergulhar na praia ou piscina, indicamos algumas dicas para proteger os cabelos dos efeitos da praia ou piscina:

1. Procure levar uma garrafa de água mineral para a praia assim, depois de mergulhar, lave os cabelos com essa água que, ao contrário da água de torneira, não possui metais pesados, como cloro, ferro e cobre. De seguida, utilize o protetor solar indicado para os cabelos para desembaraçar os fios.

2. Nunca deixe o seu cabelo secar com a água do mar, o sal resseca os fios, e irá deixar os seus cabelos duros.

3. Use um chapéu para proteger os cabelos, principalmente se tem cabelos pintados, evitando que a cor do seu cabelo desbote.

4. Embora sejam nocivos durante o ano inteiro, no verão, evite usar secador de cabelo quente ou placas alisadoras ou babyliss, o calor agride os fios, especialmente se eles já estiverem fragilizados. Prefira a secagem ao natural ou use o secador a frio.

5. Não prenda o cabelo molhado, é o ambiente perfeito para criar fungos e bactérias. O ideal é deixá-lo solto até secar completamente.

6. Utilize óleos hidratantes depois de lavar o cabelo para hidratar e regenerar os fios, pode ainda misturar umas gotas de óleo na máscara de tratamento para proteger os cabelos.

7. Antes de entrar na piscina ou no mar, prenda os cabelos, quanto menos contato com o cloro melhor.

8. Se tem cabelos com alisamento, mantenha-os sempre alinhados penteando com um pente largo de madeira para desembaraçar, evitando assim que quebrem.

9. Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpo, o suor, o calor e a humidade podem ocasionar problemas de seborreia e caspa.

10. Evite shampoos que contenham sal e, para garantir a hidratação dos cabelos, aplique uma máscara semanalmente.

Carla Alves

Spa Trainer