Como identificar o seu tipo de caspa e como tratá-la

Não é raro vermos pessoas com marcas de caspa na roupa, dando um aspeto descuidado. Se nos acontece a nós, é um drama! Mas a caspa é muito mais que partículas brancas visíveis em roupa escura e mais que um desconforto social.

Trata-se de uma afeção, embora benigna, semicrónica, que evolui por surtos. O primeiro passo será perceber qual o seu tipo de caspa, quais as causas, e adotar uma terapêutica eficaz e continuada.

Para além do desconforto social na vida diária, a caspa é em alguns casos acompanhada de um desconforto físico, como o repuxar do couro cabeludo, prurido e comichão. E são muitos os fatores que induzem e contribuem para mecanismos em cadeia de produção de caspa, criando um verdadeiro ciclo vicioso.

A predisposição do indivíduo é determinante para o desenvolvimento do estado descamativo do couro cabeludo. O desequilíbrio da flora microbiana que protege o couro cabeludo está na origem de alguns estados descamativos, pois permite o desenvolvimento de um fungo (Malassezia furfur) que se alimenta da gordura natural do couro cabeludo, tornando-o mais seco e promovendo a descamação.

Mas o estado descamativo pode ser fortemente influenciado por outros factores, cumulativos na origem e produção das películas a que chamamos caspa.

- Fatores internos: excesso de trabalho, stress, infeções, febre, desequilíbrio hormonal, transpiração excessiva, problemas de absorção digestiva, dieta alimentar muito ácida e predisposições genéticas.

- Fatores externos: champô com ph desadequado (com demasiado detergente), lavagem deficiente do cabelo e couro cabeludo, brushing muito agressivo, tratamentos químicos (coloração, permanente, desfrisagem), alterações de temperatura (principalmente no inverno), bem como a poluição e o tabaco.

A maioria dos tratamentos disponíveis no mercado são eficazes a curto prazo, não satisfazendo as expectativas dos consumidores que se vêm obrigados a escolher entre a eficácia anticaspa e a beleza dos cabelos.

Mais do que um champô anticaspa, é importante que escolha um champô de cuidado, que não só atue com propriedades antimicrobianas, seborreguladoras e anti-inflamatórias do couro cabeludo; mas que em simultâneo cuide da beleza do cabelo, com resultados visíveis.

Para caspa severa, onde existe habitualmente prurido, é necessário um champô de cuidado que permita a reparação da barreira cutânea, regenerando as células da pele, protegendo contra as agressões e aumentando a resistência ao stress.

Por Phyto

Phytosquam Intense é um champô de cuidado anticaspa intenso que obteve a certificação Produto Cinco Estrelas 2015.. A satisfação pela experimentação foi a característica mais valorizada pelos consumidores que testaram o produto, pela rapidez e durabilidade dos resultados, facilidade de utilização (aplicador), resultado na beleza dos cabelos, perfume agradável e por se tratar de um produto natural.

artigo do parceiro:

Comentários