Como conseguir um cabelo 5 estrelas 365 dias por ano

Para que o seu cabelo esteja sempre perfeito é imprescindível tê-lo saudável, o que implica dar-lhe atenção permanente, já que diariamente os raios ultravioletas, a poluição ou mesmo o vento danificam a fibra capilar.

Para ter um cabelo perfeito, há que ter o cuidado de usar um champô adequado ao couro cabeludo, que pode ser seco, normal ou oleoso, e tratar os comprimentos e as pontas com acondicionadores e máscaras de hidratação e/ou nutrição.

O champô deve ser aplicado duas vezes em cada lavagem e servir para massajar a totalidade do couro cabeludo, em movimentos circulares, utilizando para o efeito a ponta dos dedos e nunca as unhas. O acondicionador ou a máscara deve ser aplicado exclusivamente nos comprimentos e nas pontas. Por fim, deve passar o cabelo por água fria para fechar a cutícula e potenciar o brilho.

De referir, que a temperatura da água na lavagem do cabelo não deve ser superior a 23º graus, uma vez que a água quente estimula as glândulas sebáceas e pode conduzir ou intensificar a oleosidade.
Após a lavagem, deve-se envolver o cabelo molhado numa toalha, para absorver o excesso de água, e de seguida penteá-lo com um pente de madeira de dentes largos. Caso prefira usar o secador, coloque-o sempre a uma distância nunca inferior a 5cm e evite temperaturas altas. Este processo de secagem deve ser iniciado pela nuca, depois pelos laterais e terminar no topo da cabeça.

Dicas fundamentais para um:

a) cabelo comprido - por regra, num cabelo comprido as pontas são secas, pelo que neste caso, deve ser usado um champô adequado aos crescimentos e privilegiado um acondicionador que colmate esta característica das pontas. Em complementaridade, e uma vez por semana, há que utilizar uma máscara nutritiva;

b) cabelo médio - a prevenção passa por evitar a desidratação dos comprimentos e das pontas, o que implica usar um champô suave com hidratação e cremes ou máscaras nos comprimentos, pois assim o cabelo fica brilhante e maleável;

c) cabelo curto - o champô deve ser suave e adequado ao tipo de cabelo e, não esquecer que a máscara semanal deve fazer parte da lavagem.

Quem seguir à risca estas considerações, rapidamente verificará que todas elas passam naturalmente a fazer parte da rotina e que os resultados serão rapidamente visíveis, até porque o cabelo é a moldura do rosto!

Isabel Afonso Romano

www.cinco-estrelas.pt

artigo do parceiro:

Comentários