Clean & Soft

Castanhos, bronze, beges, dourados, estes tons terracota são os ideais para manter e conseguir uma pele “bronzeada” e iluminada.

Os pós compactos, as bases e os blushes, com os vários tons do sol, deixam a pele fresca, com um ar sofisticado, e ao mesmo tempo “clean”. Vanessa Marques, cantora e actriz, é adepta de um look que dê ao rosto o brilho especial do sol.

Vanessa Marques
Cantora e actriz, Vanessa Marques tornou-se conhecida do público quando participou no programa “Academia de Estrelas”, da TVI, onde alcançou o 3.º lugar. É actualmente cantora residente do talk-show Fátima, exibido pela SIC.

Sendo uma adepta assídua da maquilhagem, no dia-a-dia Vanessa opta por um look clean e soft, onde a pele é trabalhada na perfeição. Por ter uma tez branquinha, utiliza quase sempre um pó bronzeador com os tons do sol e da terra, que lhe dá um ar de tez iluminada e corada. Nos olhos opta por aplicar um delineador e uma máscara preta, que destaca as suas longas pestanas.

Clean & Soft
Clean & Soft é o conceito que define a maquilhagem que Nádia Deus, maquilhadora, escolheu para Vanessa Marques. A inspiração é o sol, o calor e a pele bronzeada. A maquilhagem é soft, em tons terra e sol, que faz com que a pele do rosto fique iluminada e resplandescente.

Neste look valoriza-se um estilo natural de beleza e feminilidade. Na prática, significa a aplicação de pós bronzeadores que dão um toque especial ao rosto, lembrando as peles bronzeadas e com ar “saudável”. Neste tipo de maquilhagem os olhos assumem menos destaque, do que a pele, com cores pastéis e suaves.

Este look bronzeado consegue-se com alguma moderação, visto que a aplicação dos pós bronzeadores exigem cuidado na sua aplicação, para evitar um ar artificial. Siga as dicas que se seguem e consiga criar uma maquilhagem sofisticada e glamourosa, ideal para os dias de calor.

Transformar o dia em noite
Para intensificar esta mesma maquilhagem do dia para a noite, e passar de um look clean para um look mais glamouroso e sofisticado, basta retocar a maquilhagem do olho e reforçar o contorno dos olhos (linha da pestana). Em qualquer uma das situações o uso da máscara de pestanas/rímel é imprescindível.

 

Veja o passo-a-passo e o "Antes e Depois" na próxima página

Passo-a-passo

Preparação da pele
• Aplique o fond de teint (base) líquido ou compacto, com esponja ou pincel de forma a uniformizar o rosto. Comece a aplicação do centro do rosto “zona T”, zona com maior necessidade de cobertura, para fora.
• Para aumentar a cobertura e durabilidade da base, finalize com a aplicação de um pó compacto ou solto.
• Depois aplique o corrector de olheiras/ iluminador no contorno do olho – pálpebra fixa e móvel. Este produto também pode ser usado em todo o rosto de forma tópica para disfarçar imperfeições (borbulhas, sinais, etc.).

Maquilhagem de olhos
• Apesar de o corrector já funcionar um pouco como fixador, é sempre bom aplicar, em toda a pálpebra, uma sombra base sem brilho no tom da pele ou um fixador específico para o efeito.
• Para fazer uma maquilhagem como a que foi feita à Vanessa, algo bem “clean” para o dia-a-dia com cores terra (castanhos, bronze, bege, dourados, etc.) o segredo está em usar uma cor mais escura no canto do olho, apenas na pálpebra móvel, para abrir/rasgar o olhar e contornar a linha das pestanas (cima e/ou baixo) com um lápis ou um eyeliner preto, cinza ou castanho, para realçar a expressão e tornar o olhar mais intenso.

Modelar o rosto
• Para que não fique com o rosto todo da mesma cor, o blush ou o pó bronzeador são fundamentais.
• O blush deve ser aplicado por cima das maçãs do rosto e apenas o excedente que fica no pincel “passa” na zona T (testa nariz e queixo).
• O pó de sol pode ser usado também como blush, assim como em todo o rosto, pescoço e peito (para dar um tom mais bronzeado). O uso de um pincel grosso é essencial para um resultado perfeito é essencial.

Lábios
• Para aumentar a durabilidade do batom ou do gloss, pode usar um fixador específico e/ou um contorno/lápis de lábios.
• Se tem os lábios mais finos, depois do batom aplique um pouco de gloss de brilho para dar sensação de volume. Se tiver lábios mais volumosos pode usar um contorno ligeiramente mais escuro do que o batom para dar a sensação de menor volume.

Texto: Stela Martins
Maquilhadora: Nádia Deus
Modelo: Vanessa Marques
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Eurocarsil, Guerlain

artigo do parceiro:

Comentários