Cabelos a salvo

Resgate o seu cabelo e recupere a vitalidade e brilho que perdeu nos últimos meses. Dizemos-lhe quais os gestos e produtos que a vão ajudar nesta tarefa

O seu cabelo cai com mais frequência e não está tão forte e brilhante como antes? Na maioria das vezes, as mudanças de estação ou o stresse físico e/ou emocional estão na origem do problema, mas a queda também pode ser causada por défices alimentares provocados pelas dietas drásticas ou sem acompanhamento de um nutricionista. Para solucionar este problema, inclua selénio, silício e zinco na sua alimentação. Se a falta de brilho é a sua preocupação, opte por alimentos ricos em ómega-3 e em proteínas, tais como salmão, ovos, frango e carne.

Os suplementos alimentares, ricos em vitaminas, minerais e oligoelementos, também são uma ajuda importante para suprir estas carências. Claro que se notar que o cabelo está em muito mau estado e que a queda é demasiado pronunciada, deve consultar um especialista. O stresse, a poluição, a genética, o excesso de coloração e a utilização de produtos inadequados danificam o couro cabeludo e provocam comichão, rubor, irritação e descamação. Esta zona é muito sensível e delicada e devemos cuidá-la e tratá-la diariamente.

Não se esqueça que a saúde do couro cabeludo é diretamente proporcional à do cabelo. O que fazer então? Tal como os séruns já fazem parte da nossa rotina diária para os cuidados do rosto, devemos adquirir o mesmo hábito para o couro cabeludo. Como? Depois de lavar o cabelo com um champô e condicionador adequados, aplique um tratamento reparador nas raízes e faça pequenas massagens com a ponta dos dedos para facilitar a absorção e potenciar os resultados.

Aumente o volume

Todos os dias perdemos entre 50 e 100 cabelos dos cem mil que temos, mas a passagem do tempo e os fatores externos fazem com que este número aumente consideravelmente. Além disso, a idade também afeta a espessura do cabelo, que fica mais fino, abrandando o seu crescimento e provocando perda de volume. O melhor é usar produtos para cabelos finos e sem volume, para que nasçam mais fortes e cresçam mais resistentes.

Estes cosméticos contêm ingredientes que nutrem os folículos pilosos e revitalizam o cabelo, dando-lhe corpo e densidade. Também pode obter mais volume secando o cabelo de cabeça para baixo com a ajuda de um secador e escova larga. É recomendável não usar máscaras ou champôs com pH neutro porque achatam o cabelo.

Inimigo do calor

Muitas vezes, usamos instrumentos de calor como o secador, a placa de alisar e ferro de enrolar de forma descontrolada, sem ter em conta que este tipo de ferramentas causa danos irreparáveis na saúde do cabelo. Por isso, há que submete-lo a temperaturas muito elevadas, para conservar a sua estrutura sem danificar a cutícula e evitar a desidratação. Graças aos mais recentes avanços tecnológicos, já podemos contar com uma ampla gama de produtos específicos para preparar e proteger o cabelo das temperaturas altas. Independentemente do seu tipo de cabelo, aplique sempre um protector térmico. Esta categoria de produtos ajuda a manter a hidratação do cabelo, fazendo de escudo protetor e facilitando o brushing.

Veja na página seguinte: Como conseguir uns cabelos com mais força e maior brilho

Comentários