Beleza natural

A maquilhagem neutral está na moda. Aprenda a usá-la com glamour!

Um ar saudável, fresco e feminino nunca foi tanto sinónimo de maquilhagem moderna como nesta temporada. Longe dos exageros de outros tempos, a ideia é celebrar o rosto feminino na sua forma mais autêntica... Ao natural! Explorada nos desfiles de grandes nomes da moda como Victoria Beckham, Michael Kors, Chloé, Marni e Carolina Herrera, esta tendência já conquistou celebridades como Cate Blanchett ou Margot Robbie. Com a ajuda da maquilhadora Cristina Gomes, dizemos-lhe como conseguir criar um look natural e saudável.

Preparar a pele

Limpar, esfoliar, hidratar e proteger a pele são rituais indispensáveis para uma tez luminosa. Apesar dos cuidados da pele serem sempre essenciais para ter uma tez saudável e luminosa, «por expor mais o rosto, esta maquilhagem exige um cuidado especial porque a pele tem de parecer perfeita», salienta Cristina Gomes. Por isso, os rituais de limpeza, esfoliação e hidratação da pele ganham uma importância extra.

É imperativo eliminar a oleosidade, a sujidade e as células mortas recorrendo a um esfoliante ou a escovas de limpeza do rosto. Outra das chaves para uma pele perfeita está na hidratação. Utilize um creme ajustado às características da sua pele.

A base ideal

O objetivo é ocultar qualquer tipo de imperfeição do rosto. «O essencial desta maquilhagem é que não se note. É como se fossemos perfeitos e uma má escolha da base pode comprometer este objetivo», alerta a maquilhadora. Escolha uma base que se adeqúe ao seu tom e tipo de pele e esqueça os mitos de que a base líquida é a mais indicada para um resultado natural.

Há bases específicas para peles mistas, oleosas, secas ou maduras, criadas para ocultar problemas como acne, vermelhidão, manchas e rugas. Esta deve ser espalhada uniformemente por todo o rosto com a ajuda de um pincel. Se necessário, aplique de seguida um corretor de olheiras no contorno dos olhos. «Os BB e CC Creams, com as suas inúmeras propriedades, são uma boa alternativa à base», diz Cristina Gomes.

Esculpir o rosto

O que se pretende é acentuar a estrutura óssea natural. Brinque com os tons que existem naturalmente na pele:

- Iluminador

Esta maquilhagem não é definida pela cor mas sim pelo contraste de tons. É o iluminador que vai ajudar a dar volume, profundidade e um efeito de tridimensão ao rosto conferindo-lhe alguma expressão. Aplique-o na zona das olheiras, abas do nariz, à volta dos lábios e no queixo.

- Blush

Use um blush em pó em tons de pêssego ou numa cor semelhante, pois tem um efeito mais natural. Aplique-o nas maçãs do rosto até às têmporas para estruturar o rosto.

Definir o olhar

Se está habituada a usar produtos como eyeliner e sombras coloridas, lembre-se que esta maquilhagem implica restrições. As pestanas e as sobrancelhas são os pontos de destaque.

- Lápis de olhos

Quanto mais claro for o tom de pele, mais claro deve ser o lápis. Opte por um lápis cor de vinho, castanho ou dourado para dar um aspeto mais natural e aplique-o na pálpebra superior, junto à linha das pestanas. Este pode ser esbatido, mas deve permanecer intenso na linha do eyeliner. Depois, aplique uma sombra em pó por cima para evitar que o lápis esborrate.

- Sombras

Opte por sombras mais próximas do tom de pele como os nude, bege, castanhos e dourados. Evite as cores que entrem em desarmonia com a cor da pele, criando chamadas de atenção para esta zona do rosto e contrastes que não são desejados.

- Máscara de pestanas

As pestanas devem ficar bem visíveis, por isso pode abusar, optando por uma máscara de volume e alongamento. Esta dará definição ao rosto e deverá ser aplicada num movimento ziguezague desde a raiz até às pontas. Se as pestanas não estiverem definidas, o vazio entre as sobrancelhas e a boca será demasiado pronunciado.

- Sobrancelhas

Tal como as pestanas, as sobrancelhas são um ponto de atenção porque definem a expressão. Devem estar perfeitas! Se achar necessário, dê-lhes uma ligeira definição com um produto específico para o efeito.

Natural até nos lábios

Colorir os lábios é a etapa que lhe falta para completar o look. Nenhum batom deve ser mais claro do que o tom de pele porque, naturalmente, a boca tem mais cor. Não caia no erro de usar batons esbranquiçados que dão um ar pouco fresco e saudável aos lábios. Para não correr o risco que a sua boa desapareça, há uma série de cores que vão do rosa aos beges e opções inteligentes e muito femininas.

Texto: Fabiana Bravo com Cristina Gomes (maquilhadora)

artigo do parceiro:

Comentários