Arte com cor

Maquilhar é uma arte. Um bom maquilhador sabe escolher os melhores produtos, usar a cor, os pigmentos e as texturas para valorizar um rosto.

Quando o objectivo é uma maquilhagem social, para uma festa ou ocasião especial, o saber e a técnica podem produzir resultados originais, desde o mais natural ao mais extravagante.

Escolhemos apresentar uma sugestão onde se pretende algo muito especial e diferente da maquilhagem que se usa diariamente, onde se utiliza obrigatoriamente a correcção das sobrancelhas, a uniformização do tom da pele com base e pó translúcido e a aplicação de batom, conseguindo assim um ar cuidado.

Assim, e depois de se saber as cores e o estilo do vestuário que se vai usar, é definida a harmonia de tons a aplicar na maquilhagem, neste caso os tons eleitos foram o verde água e o lilás.

Essencial

- Hidratar | Corrigir | Uniformizar | Matizar

O Passo a passo

Pele
Antes de começar a maquilhar, e para que a pele segure a maquilhagem sem o efeito de máscara, é importante começar por limpá-la e hidratá-la, dando-lhe conforto.

Numa pele que apresenta manchas, como é o caso desta, os correctores de textura semi-compactos garantem os melhores resultados, permitindo a aplicação localizada dos tons necessários para esconder os diferentes tipos de imperfeições da pele.

Neste caso utilizou-se uma base líquida para fixar o tom escolhido, o pó compacto corrector utilizou-se para definir altos e baixos relevos, seguido do pó solto para matizar e fixar a base.

Sobrancelhas
Agora que o rosto está preparado para a maquilhagem, segue-se a definição das sobrancelhas. Para melhor corrigir algumas falhas aconselha-se a micropigmentação. Neste caso optou-se por se retirar os pêlos em excesso e delinear o ângulo. Corrigiram-se depois as pequenas imperfeições com um pincel.

Olhos<> Na distribuição das sombras usou-se o verde para criar pontos de luz e o lilás para um efeito de profundidade, reforçado com aplicação de preto junto à linha das pestanas, onde se aplicaram várias camadas de máscara preta.

Lábios

Nos lábios o contorno foi feito com um lápis seco sobre a base. Esta opção faz com que a maquilhagem dure mais tempo e seja mais fácil de trabalhar. No caso da nossa modelo optou-se por subir um pouco o lábio superior para valorizar a boca. A base do preenchimento foi feita com um lápis de tom escuro, o batom foi recriado com a sombra lilás e gloss translúcido, uma boa alternativa quando não se tem um tom de batom igual à sombra aplicada.

Blush

Blush

Por fim o blush é aplicado seguindo o movimento das sombras, modelando o rosto.

 

Maquilhadora: Mónica Ferreira

Fotografia: Paulo Neto

Modelo: Marta Gomes

Agradecimentos: StarSkin, Cascais

artigo do parceiro:

Comentários