Aprenda a moldar o rosto

Conheça também alguns truques que tornam a maquilhagem uma arte e uma tarefa fácil e muito divertida.

Maquilhar é uma eterna descoberta de cores, tons, traços e truques. Mas não é necessário apenas ter jeito para maquilhar, existem algumas coisas que deve ter em conta, tal como a higiene do material, e saber como escolher a maquilhagem certa para cada ocasião.

Maquilhar não é pintar, maquilhar é moldar. Antes de se aventurar pela arte de moldar o rosto, deve adquirir produtos de qualidade, não esquecendo que nem tudo o que tem qualidade tem que ser necessariamente caro. Com a prática e também com as dicas que lhe deixamos irá certamente receber elogios à sua maquilhagem.

A maquilhagem
Quando começar a maquilhar deve considerar duas regras básicas: a melhor maquilhagem é aquela que não é percebida. Ela é baseada na ilusão óptica do claro e do escuro. Tudo o que é claro dá volume, tudo o que é escuro tira volume. Tenha também em conta a ocasião para que se destina a maquilhagem, se é uma maquilhagem para o dia ou para a noite.

A cor da roupa pode ser um factor de decisão na escolha das cores, mas não é assim tão importante, no entanto, deve ter em conta que, se tiver muito brilho, deve evitá-lo na maquilhagem. Antes de começar, a pele deve ser apenas lavada com sabonete neutro. A hidratação antes da maquilhagem só aumenta a sua oleosidade.

Deixe à disposição só o material necessário com as escolhas já definidas e inicie esta viagem ao mundo da cor e da beleza!

Passo a passo
1. Base

A preparação da pele começa com a aplicação da base que pode ser feita com uma esponja humedecida ou com os dedos. A tonalidade deve ser da cor da pele ou um pouco mais clara, nunca mais escura.

2. Corrector

Existem vários tipos mas o mais comum é o cremoso, que deve ser um pouco mais claro do que a pele e a base. Deve ser aplicado com moderação, pois a oleosidade da base ajuda a espalhar melhor o produto. Aplica-se normalmente abaixo dos olhos e na marca de expressão do sorriso.

3. Pó

Deve ser aplicado pó solto após o corrector. Ele tem a função de uniformizar, ajudando na correcção da pele. O pó compacto é um pó usado basicamente para retoques.

Saiba mais na próxima página

4. Sombras

A aplicação das sombras não tem uma regra a seguir, elas podem ser aplicadas conforme a sua imaginação e técnica. Os tons devem ser escolhidos consoante o horário do acontecimento a que se vai, consoante a ocasião e ainda consoante as cores tendência da estação.

5. Máscara

Quantas mais camadas de máscara colocar sequencialmente, maior vão parecer as pestanas. Uma dica é entortar a escova da máscara para facilitar a aplicação. Esta deve ser aplicada de baixo para cima em ziguezague e como pêndulo, na vertical do canto inferior para o canto exterior (para pintar as partes laterais das pestanas).

6. Correcção das sobrancelhas

Com um pincel humedecido e sombra castanha penteie as sobrancelhas. Dá assim um ar mais natural à correcção. Quanto maior for o traço da sobrancelha menor parece ser o olho.

7. Blush

O uso do blush serve para dar um aspecto de saúde, o excesso pode deformar, é bom evitar o uso em rostos avermelhados. As cores ideais para aplicar são o rosa, o coral e o alaranjado/acastanhado. Os tons rosa criam um aspecto feminino, o coral jovem e activo, e os castanhos criam um estilo elegante e sofisticado.

No rosto oval aplique o blush sobre as maçãs do rosto; no rosto quadrado, por baixo das maçãs do rosto; no redondo, na diagonal, no sentido têmporas/canto da boca, e no rosto triangular aplique na horizontal sobre as maçãs do rosto. Independentemente da forma do rosto, a aplicação deve ser feita de fora para dentro.

8. Batons

Deve escolher o que quer destacar, o olhar ou os lábios. Se optar por marcar o olhar, use batons neutros, mas se os lábios forem o destaque, amenize os olhos. Uma dica é molhar a ponta dos lápis de contorno labial em óleo, para deslizar melhor e o traço sair mais pigmentado. As cores fortes utilizam-se em lábios carnudos, os tons claros em lábios finos.

A técnica dos tons
Existe uma técnica que pode ser usada em qualquer ocasião e por qualquer pessoa. A técnica dos três tons consiste em aplicar três tons de sombra diferentes, uma mais clara, uma intermédia e uma mais escura.

Primeiro aplica-se a sombra mais clara por baixo da sobrancelha; a cor intermédia é aplicada na pálpebra móvel, na parte interna do olho; a sombra escura é aplicada na pálpebra móvel, mas na parte externa do olho. Podemos dizer que nunca se maquilham olhos, mas sim olhares.

A escolha das cores usadas depende do efeito que se quer. As sombras mais claras dão volume, as sombras mais escuras tiram volume.

Saiba quais as recomendações do profissional na próxima página

Recomendações do profissional
• A base, como o próprio nome indica, serve de base para todos os produtos que vêm na sua sequência, este produto deve ter sempre grande qualidade.

• O pó solto é um grande aliado para evitar os brilhos.

• Para proteger a pele, antes de iniciar a maquilhagem com as sombras deve aplicar um pouco de pó facial a mais (solto) abaixo dos olhos. Após a conclusão retire com um pincel.

• As sombras líquidas devem ser usadas com um pincel e esbatidas com os dedos, devem ainda ser evitadas em peles com rugas.

• O lápis para olhos aplicado na parte interna dos olhos diminui-os e na parte externa aumenta-os.

Dicas para comprar maquilhagem
É necessário saber escolher os produtos adequados e ter um pouco de tudo. Assim, fique atenta a estes truques:

• Evite batons de oleosidade e perfume forte. Opte pelos tons pastéis.

• Evite os trios de sombras com cores pouco comerciais. Compre tons de sombra neutras como castanho escuros e claros. As sombras não devem ser cremosas.

• Evite o pó facial com consistência húmida ou granulada.

• Evite as máscaras muito líquidas.

• Opte por pincéis de cerdas suaves.

• Evite os lápis muito secos no traço.

• A máscara deve ter uma fragrância a plástico, estas são as de melhor qualidade.

Regras de higiene
Quando se trata de maquilhagem, a higiene está em primeiro lugar. O material deve estar sempre em perfeitas condições e limpo. Os pincéis de maquilhagem não devem ser lavados, pois perdem a qualidade e provocam o descolamento das cerdas. Estes devem ser limpos a seco, com uma toalha e um pouco de desmaquilhante.

Os pincéis também podem ser desinfectados com um anti-séptico líquido. Devem também ser colocados ao sol de vez em quando, para secarem e para eliminar algumas bactérias que se alojam devido à humidade.

Fotografia: Lancaster
Agradecimentos: Juscelino Dutra, maquilhador

artigo do parceiro:

Comentários