Água acelera processo de oxidação capilar

A lavagem e a secagem do cabelo exigem cuidados para preservar a saúde dos fios. Veja o que (não) deve fazer para os proteger.

Jeni Thomas, investigadora no Pantene Pro-V Hair Research Institute, descobriu, juntamente com a sua equipa, que a água acelera o processo de oxidação do cabelo e que os fios de cabelo têm uma capacidade de absorção elevadíssima de minerais. Com base nesta informação, o grupo de cientistas desenvolveu uma fórmula antioxidante que filtra a ação de minerais como o cobre, que compõem a água com que lavamos o cabelo.

Defensora dos tratamentos adequados e adaptados a cada tipo de cabelo, a investigadora deixa alguns conselhos para preservar a sua saúde e beleza:

- Gesto protetor

«Sempre que lavar o cabelo aplique condicionador, do meio até às pontas», recomenda a especialista.

- Movimentos suaves

«Depois do duche seque o cabelo com a toalha, suavemente, uma vez que o cabelo molhado é mais sensível a movimentos bruscos», sublinha Jeni Thomas.

- Momento ideal

«Use apenas o calor do secador para dar os jeitos que quer. Só quando o cabelo está a passar de húmido a seco é que o estilo natural ganha corpo e este é o momento ideal para usar o secador com calor no máximo para obter o penteado que pretende», diz a investigadora.

- Condicionador leave in

«Se fizer um rabo de cavalo muito apertado, o cabelo parte-se. Por isso, opte por um elástico largo que não exerça tanta força numa só área do cabelo. É uma pena os scrunchies [elástico para o cabelo tornado famoso pela série «O sexo e a cidade»] terem passado de moda porque fazem menos mal. Também pode colocar condicionador leave in na zona do cabelo onde vai colocar o elástico, para absorver a força do penteado», critica.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários