Afinal os pelos também envelhecem

Sabia que os pelos do nosso corpo, incluindo o cabelo, também envelhecem? A verdade é que quando atingimos a meia idade eles acabam por enfraquecer e tornar-se mais finos e de cor acinzentada.

Já dizia o escritor brasileiro Ruy Barbosa: "Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem."

Este processo de envelhecimento acontece devido aos níveis baixos de estrogénio que acompanham o avançar da idade, fazendo com que os  pelos do nosso corpo cresçam com menos força e em menos quantidade. Para as mulheres quem tem muitos pelos e passam grande parte do seu tempo na depilação isto são boas notícias.

Mas apesar de deixarmos de ter tantos pelos nas zonas que habitualmente depilamos – como é o caso dos braços e genitais -, a verdade é eles não desaparecem completamente, podendo aparecer em maior quantidade noutras zonas do nosso corpo e de cor acinzentada. Apesar deste ser um processo natural, para muitas mulheres o aparecimento dos primeiros cabelos brancos é uma dor de cabeça.

“A melanina é responsável pelo pigmento do cabelo, e com o passar do tempo, existe menos produção de melanina o que acaba por tornar o nosso cabelo grisalho” afirma a dermatologista Rebecca Kazin à revista Cosmopolitan.

Para além das alterações hormonais mencionadas, fatores externos como tabagismo, alcoolismo e deficiências nutricionais podem acelerar o envelhecimento do cabelo. Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica, existem alguns cuidados que podem ajudar a tornar o seu cabelo mais saudável: através de hidratações, tratamentos capilares e uma alimentação saudável.

Comentários