Manter um cabelo saudável e em forma nem sempre é fácil. Mas, com a ajuda dos produtos adequados e com os gestos certos, essa tarefa pode ser facilitada, garantindo os resultados pretendidos. Estas são as recomendações dos especialistas para conseguir os fios fortes e saudáveis que tanto quer. Veja também a galeria de imagens com os oito segredos para ter um cabelo comprido e liso.

1. Não se esqueça do condicionador

Se lavar o cabelo repetidamente e ignorar o condicionador, vai danificá-lo e torná-lo frisado, dando-lhe uma aparência envelhecida. A maioria das mulheres evita usar condicionador por achar que torna o cabelo pesado, o que não acontece se encontrar o produto certo. Se não encontrar nenhum que lhe agrade, um condicionador leave in em spray é uma ótima alternativa.

Caso tenha o cabelo pintado, deixe a poupança de lado e aplique condicionador até às raízes. Experimente, por exemplo, o Condicionador BC Time Restore, da Schwarzkopf, indicado para o cabelo maduro seco e frágil ou o Spray Condicionador Express Hyaluron + Hair Filler da Gliss, que garante um desembaraçar fácil e uma regeneração intensiva.

2. Siga uma dieta rica em proteínas

Certifique-se de que ingere proteínas de qualidade, como carne, peixe, ovos e frutos secos, especialmente ao pequeno-almoço, altura em que os folículos pilosos ainda estão pouco ativos e precisam de um boost de energia. Se achar que a sua alimentação tem falta de proteínas, tome um suplemento. As dietas ioiô também podem provocar queda de cabelo prematura e um afinamento do diâmetro dos folículos. Por isso, evite-as.

De acordo com Jeni Thomas, investigadora no Pantene Pro-V Hair Research Institute, «está a ser desenvolvida muita pesquisa sobre os efeitos da nutrição na qualidade do cabelo. Para já, sabe-se que o ferro, o zinco e as proteínas afetam diretamente a qualidade do cabelo. Se tivermos deficiências nutritivas isso reflete-se. Ter uma alimentação equilibrada ajuda o corpo a atingir o seu potencial máximo», refere.

«Dado que o cabelo é composto por 80 a 90% de proteínas, é preciso consumir proteínas. A carne vermelha é benéfica porque é rica em ferro, mas se for vegetariana pode ir buscá-lo a outras fontes alimentares. O cabelo precisa de biotina, vitaminas e minerais, são todos importantes», acrescenta ainda a especialista. Veja também a galeria de imagens com os alimentos imprescindíveis a um cabelo de sonho.

3. Mude de visual

Um corte moderno rejuvenesce instantaneamente. Se tiver o rosto redondo, há um corte recomendado. Os cabelos até aos ombros afinam o rosto e um risco ou franja para o lado realçam as maçãs do rosto. Evite cortes pelo queixo e volume à volta das orelhas. Se tiver o rosto oval, aguenta perfeitamente um corte geométrico, bem como um escadeado comprido a começar ao nível dos olhos, para alargar o rosto.

Evite os cortes retos. Se tiver o rosto quadrado, é mais fácil. Tanto cortes com camadas que emoldurem as orelhas como escadeados até à linha dos ombros suavizam o maxilar. As franjas compridas disfarçam testas demasiado grandes.

Se tiver o rosto em forma de coração, arrisque num pixie mas, se tiver o cabelo ondulado e gostar de comprimento, experimente um bob. Algum volume entre o queixo e os ombros equilibra a forma triangular do rosto. Veja também a galeria de imagens que ensina a fazer um coque duplo.

Veja na página seguinte: O que fazer para evitar as madeixas amareladas

4. Faça um tratamento semanal

Uma vez por semana, dedique um tempinho extra às suas madeixas e faça um tratamento mais profundo para reduzir a secura e potenciar o brilho. O Tratamento Intensivo Anti-Idade Age Defy, de Pantene Expert, proporciona uma hidratação intensa para o cabelo mais seco e debilitado.

A Recovering Mask da Valmont, por seu lado, trata intensivamente o cabelo sujeito a técnicas de styling agressivas. Já a Máscara Renovadora da linha Elements, da Wella, é livre de parabenos e preserva a estrutura interna do cabelo.

5. Aumente o volume

Faça uso das espumas e sprays modeladores e combine-os com champôs e condicionadores específicos. Funcionam! Por exemplo, toda a gama Denso e Abundante, da Fructis, conta com uma tecnologia inovadora que junta a molécula de Fibra-Cylane ao extrato de romã para transformar a matéria do cabelo, tornando- a mais densa, abundante e, simultaneamente, mais suave e com movimento.

Depois de lavar o cabelo, use um pente de dentes largos para o desembaraçar. E não leve à letra o mito de que se deve escovar o cabelo cem vezes antes de dormir. Pentear-se em demasia pode danificar o cabelo, advertem muitos especialistas.

6. Diga adeus às madeixas amareladas

O cabelo grisalho é mais suscetível aos danos solares, uma vez que lhe falta o pigmento natural que funciona como um protetor anti-UV. O sol seca o cabelo e torna-o amarelado. Para neutralizar este tom use um champô específico para cabelo grisalho, como o Shampoo Silver Highlights, da Yves Rocher, que reaviva a cor e a luminosidade do cabelo, protegendo-o contra o amarelecimento.

7. Deixe o seu cabelo dormir

A noite é essencial para nos restabelecermos das agressões ambientais, como a poluição ou a radiação UV, fatores que envelhecem o cabelo. Tire partido da escuridão e aplique um tratamento noturno, como Secret de Nuit, da Phyto, um cuidado de noite regenerador de alta hidratação que aproveita as horas de sono para regenerar em profundidade os cabelos secos e danificados. Para minimizar os danos, use uma fronha de seda para suavizar e acalmar as cutículas.

8. Aparadelas com peso e medida

Aos 40 anos, as mulheres podem perfeitamente ter o cabelo comprido, desde que o mantenham muito bem tratado e em excelentes condições, com aparadelas regulares e tratamentos condicionadores semanais. Se a hidratação for garantida, o cabelo ficará mais saudável e, consequentemente, rejuvenescido.

Veja na página seguinte: O problema dos cortes (muito) curtos

9. Ponha um travão nas madeixas

Quando os cabelos brancos começam a aparecer, muitas tentam disfarçá-los com madeixas. Em alguns casos esta solução tem o efeito contrário, acentuando o ar envelhecido do cabelo. Em alternativa, dê profundidade ao cabelo com uma coloração permanente ou semipermanente num tom semelhante ao seu. Depois de pintar o cabelo todo, faça algumas madeixas à volta do rosto e nas camadas inferiores. Desta forma conseguirá uma cor intensa e luminosa.

10. Cabelo curto não é obrigatório

Muitas mulheres adotam um corte dramaticamente curto por acharem que é mais prático, mesmo que as faça parecer vinte anos mais velhas. Os cortes suaves e com alguma textura, volume e movimento são muito mais favorecedores.

Texto: Madalena Alçada Baptista