10 conselhos para um cabelo mais jovem

Os bons hábitos são a chave para umas madeixas à prova de idade. Combine-os com uma mudança de visual e consiga os fios sedosos que tanto quer.

Manter um cabelo saudável e em forma nem sempre é fácil. Mas, com a ajuda dos produtos adequados e com os gestos certos, essa tarefa pode ser facilitada, garantindo os resultados pretendidos. Estas são as recomendações dos especialistas para conseguir os fios fortes e saudáveis que tanto quer. Veja também a galeria de imagens com os oito segredos para ter um cabelo comprido e liso.

1. Não se esqueça do condicionador

Se lavar o cabelo repetidamente e ignorar o condicionador, vai danificá-lo e torná-lo frisado, dando-lhe uma aparência envelhecida. A maioria das mulheres evita usar condicionador por achar que torna o cabelo pesado, o que não acontece se encontrar o produto certo. Se não encontrar nenhum que lhe agrade, um condicionador leave in em spray é uma ótima alternativa.

Caso tenha o cabelo pintado, deixe a poupança de lado e aplique condicionador até às raízes. Experimente, por exemplo, o Condicionador BC Time Restore, da Schwarzkopf, indicado para o cabelo maduro seco e frágil ou o Spray Condicionador Express Hyaluron + Hair Filler da Gliss, que garante um desembaraçar fácil e uma regeneração intensiva.

2. Siga uma dieta rica em proteínas

Certifique-se de que ingere proteínas de qualidade, como carne, peixe, ovos e frutos secos, especialmente ao pequeno-almoço, altura em que os folículos pilosos ainda estão pouco ativos e precisam de um boost de energia. Se achar que a sua alimentação tem falta de proteínas, tome um suplemento. As dietas ioiô também podem provocar queda de cabelo prematura e um afinamento do diâmetro dos folículos. Por isso, evite-as.

De acordo com Jeni Thomas, investigadora no Pantene Pro-V Hair Research Institute, «está a ser desenvolvida muita pesquisa sobre os efeitos da nutrição na qualidade do cabelo. Para já, sabe-se que o ferro, o zinco e as proteínas afetam diretamente a qualidade do cabelo. Se tivermos deficiências nutritivas isso reflete-se. Ter uma alimentação equilibrada ajuda o corpo a atingir o seu potencial máximo», refere.

«Dado que o cabelo é composto por 80 a 90% de proteínas, é preciso consumir proteínas. A carne vermelha é benéfica porque é rica em ferro, mas se for vegetariana pode ir buscá-lo a outras fontes alimentares. O cabelo precisa de biotina, vitaminas e minerais, são todos importantes», acrescenta ainda a especialista. Veja também a galeria de imagens com os alimentos imprescindíveis a um cabelo de sonho.

3. Mude de visual

Um corte moderno rejuvenesce instantaneamente. Se tiver o rosto redondo, há um corte recomendado. Os cabelos até aos ombros afinam o rosto e um risco ou franja para o lado realçam as maçãs do rosto. Evite cortes pelo queixo e volume à volta das orelhas. Se tiver o rosto oval, aguenta perfeitamente um corte geométrico, bem como um escadeado comprido a começar ao nível dos olhos, para alargar o rosto.

Evite os cortes retos. Se tiver o rosto quadrado, é mais fácil. Tanto cortes com camadas que emoldurem as orelhas como escadeados até à linha dos ombros suavizam o maxilar. As franjas compridas disfarçam testas demasiado grandes.

Se tiver o rosto em forma de coração, arrisque num pixie mas, se tiver o cabelo ondulado e gostar de comprimento, experimente um bob. Algum volume entre o queixo e os ombros equilibra a forma triangular do rosto. Veja também a galeria de imagens que ensina a fazer um coque duplo.

Veja na página seguinte: O que fazer para evitar as madeixas amareladas

Comentários