Está grávida de 8 semanas – já só faltam 224 dias!

Transformações no peito e como vencer o cansaço.

Embora ainda não tenha aumentado muito de peso, existem partes de si que estão sem dúvida a crescer – por exemplo, o seu peito. Efectivamente, muitas mulheres aumentam um número de copa, ou mais, durante a gravidez. (Este crescimento é atribuído ao aumento do fluxo sanguíneo e à expansão dos tecidos quando os ductos e outras estruturas do seio se preparam para alimentar um recém-nascido esfomeado.) Muitas mulheres grávidas ficam surpreendidas com a forma como o peito cresce no primeiro trimestre. Por uma questão de conforto, não espere demasiado para investir num soutien novo. Algumas outras alterações poderão estar a tornar-se evidentes: aversão a alguns alimentos e odores mais marcados (o nariz está agora mais sensível) e um cansaço profundo, já que o seu corpo faz agora horas extraordinárias para criar um novo ser humano. A dificuldade em dormir e a ansiedade com a gravidez – já para não falar dos enjoos e dos vómitos – podem também esgotar as suas energias. A boa notícia é que muitas mulheres se sentem melhor passado o primeiro trimestre.

EXPLICAÇÃO

O que provoca o enjoo matinal?

Os especialistas não têm certezas sobre os motivos que levam muitas mulheres a passar o início da gravidez perfeitamente infelizes com náuseas, mas a culpa é das hormonas. Os níveis hormonais disparam no primeiro trimestre, diz o Dr. Steven R. Goldstein, professor de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Nova Iorque. Dado que muitas mulheres nas suas consultas começam a sentir-se melhor quando os níveis hormonais estabilizam no segundo trimestre, este especialista acredita que as flutuações hormonais diárias nos primeiros meses – e não as hormonas em si – são responsáveis pelas náuseas na gravidez, que podem mesmo manter-se durante todo o dia. "A sensação vai desde um paladar estranho na boca até ao vómito e a agonia ao longo de todo o dia — e todas as sensações intermédias", diz o Dr. Goldstein.

• Sabia que o seu sistema imunitário não funciona tão bem durante a gravidez? Quantas vezes teve de ficar em casa por doença?

O QUE ELAS DIZEM

"Fizemos hoje a primeira ecografia. O bebé parece um pequeno borrão de tinta, mas já se via uma coisinha a mexer [o coração] e a bater no ecrã! É espantoso!" — Flor

"Reparei que o meu umbigo está a ficar saliente. É muito estranho. O meu marido gosta de brincar com o umbigo assim." — Cristina

DICA DE CONFORTO

Vencer o cansaço e a exaustão

• Deite-se cedo. Se sentir que não consegue manter os olhos abertos a partir das 8h da noite, não dê luta. Agora precisa de descansar, por isso vá para a cama cedo.

• Faça uma sesta durante o dia. Mesmo apenas 15 minutos podem ajudar a aguentar o resto do dia. Muitas mães trabalhadoras dão uma escapadela até ao carro para passar rapidamente pelas brasas.

• Tire um dia de folga. Se trabalhar, ponha um dia de baixa. Se for dona de casa, peça ao seu companheiro, a um amigo ou um familiar que fique com os seus filhos durante um dia.

• Coma mais fruta, vegetais, lacticínios, cereais integrais e carnes magras. Uma alimentação equilibrada pode relançar a sua energia.

• Faça algum exercício. Por mais difícil que pareça, se conseguir dar pelo menos uma volta ao quarteirão algumas vezes, será uma surpresa ver como se sente melhor.

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