Está grávida de 5 semanas – já só faltam 245 dias!

Os componentes do cérebro do bebé começam a crescer.

O bebé tem agora mais ou menos o tamanho de uma semente de sésamo e parece mais um pequeno girino do que propriamente um ser humano. A grande novidade desta semana é: o cérebro do bebé está a começar a crescer! Desenvolve-se a partir do tubo neural (uma estrutura donde vão brotar também a espinal medula, os nervos e a coluna vertebral). Se lhe tiverem recomendado ácido fólico para prevenir defeitos do tubo neural, já pode ver por que razão é tão importante. O bebé é agora constituído por três camadas – a ectoderme, a mesoderme e a endoderme – as quais formarão mais tarde os órgãos e os tecidos.

O tubo neural do bebé desenvolve-se na camada superior, a ectoderme. Esta camada dá também origem à pele, ao cabelo, às unhas, ao esmalte dos dentes e às glândulas mamárias e sudoríparas. O coração e o sistema circulatório começam a formar-se na camada intermédia, ou mesoderme. Será também a partir da mesoderme que se formarão os músculos, as cartilagens, os ossos e os tecidos subcutâneos (sob a pele). A terceira camada, ou endoderme, criará os pulmões, os intestinos e um sistema urinário rudimentar, bem como a tiróide, o fígado e o pâncreas. Entretanto, a placenta primitiva e o cordão umbilical, que fornecem nutrientes e oxigénio ao bebé, já iniciaram as suas funções.

É mesmo verdade:

A célula criada pela fusão do óvulo e do espermatozóide divide-se em mais de 100 triliões de outras células para formar o bebé.

artigo do parceiro:

Comentários