Está grávida de 4 semanas – já só faltam 252 dias!

5 formas de aliviar os gases e por que razão pode ter pequenas perdas.

Esta semana, um teste de gravidez em casa já deverá dar-lhe certezas sobre se está grávida ou não. Se o resultado for positivo, parabéns! Celebre a ocasião (sem álcool!) e depois contacte o seu médico para marcar a primeira consulta pré-natal. Não fique surpreendida se tiver de esperar cerca de um mês para conseguir consulta. Muitos médicos não a consideram necessária antes das 8 semanas. Mas não guarde até lá todas as suas dúvidas e perguntas. Se estiver a tomar medicamentos – com receita ou de venda livre – pergunte se é seguro continuar a tomá-los. Além disso, se ainda não o tiver feito, comece a tomar vitaminas pré-natais. Quanto a novos sintomas, muitas mulheres no início da gravidez queixam-se de gases. A gravidez abranda a digestão, pelo que as bactérias presentes no estômago e nos intestinos têm mais tempo para descompor os alimentos, aumentando a fermentação que gera os gases.

EXPLICAÇÃO

A que se deve o sangramento da implantação?

Quando a placenta primitiva do bebé começa a “enterrar-se” no revestimento do útero, pode ocorrer a ruptura de alguns vasos sanguíneos, causando uma hemorragia ligeira, segundo o Dr. Ronald Feinberg, endocrinologista da reprodução em Dover, Delaware. Este tipo de perdas, a que chamamos sangramento da implantação, não é motivo para qualquer preocupação. Muitas mulheres nem sequer dão conta. Se, no seu caso, o sangramento for visível, aparecerá provavelmente mais ou menos na altura em que teria a menstruação. Se tiver uma hemorragia intensa ou se também tiver dores, contacte o seu médico.

O QUE ELAS DIZEM

O que dizem neste momento outras futuras mães:

"Comecei a sentir-me enjoada e fiz um teste de gravidez, embora o período só devesse vir no dia seguinte. E deu positivo!" — Julia S.

"Esta é a minha primeira gravidez e estou sempre preocupada com os mais ínfimos pormenores. Quem dera poder descontrair e não entrar em pânico com cada dorzinha ou sensação estranha." — Paula M.

"Engasgo-me quando lavo os dentes e hoje comecei a sentir os mamilos sensíveis. Ah, e só de pensar em doces fico agoniada. Que bom é ‘sentir-me’ grávida!" — Sílvia T.

DICA DE CONFORTO

5 formas de aliviar os gases

1. Descubra quais os alimentos culpados da situação e reduza o seu consumo. Principais produtores de gás: feijão, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, brócolos, espargos, cebola, pêra, alcachofras e bebidas com gás.

2.Não coma muito às refeições. Faça várias refeições pequenas ao longo do dia.

3. Não fale enquanto come. Demore o tempo que for preciso e mastigue bem.

4. Limite a ingestão de líquidos durante as refeições (pode compensar entre as refeições).

5. Beba do copo e não da garrafa ou com uma palhinha, e não beba demasiado depressa.

Comentários