Está grávida de 3 semanas – já só faltam 259 dias!

Fertilização, peito dorido e como o ácido fólico ajuda o bebé.

Deu-se um encontro solene dentro do seu corpo – um único espermatozóide conseguiu romper a dura membrana exterior do óvulo e fertilizou-o. Alguns dias após a concepção, o óvulo fertilizado fundiu-se na camada que reveste o útero começou a crescer. Está a fazer-se um bebé! Provavelmente ainda não sabe que está grávida, mas poderá começar a notar algumas perdas de sangue no final desta semana. Estas perdas, a que chamamos “sangramento de implantação” podem ser causadas pela penetração do óvulo no revestimento do útero, muito vascularizado, mas não se sabe ao certo. De qualquer modo, trata-se de sangue muito claro e a maioria das mulheres grávidas nem dá conta. Um outro sinal de gravidez é a sensibilidade mamária, a qual pode prolongar-se por todo o primeiro trimestre. Nestas primeiras semanas, pode sentir o peito inchado, dorido, com formigueiro e invulgarmente sensível ao toque. Esta sensibilidade deve-se ao aumento do fluxo sanguíneo no peito, bem como a alterações no tecido mamário, causados por um aumento do estrogénio e da progesterona.

EXPLICAÇÃO

De que forma o ácido fólico previne malformações à nascença?

Aparentemente, um nível elevado de ácido fólico corrige deficiências nutricionais que estão na origem de problemas no desenvolvimento do sistema nervoso, em particular do tubo neural, que formará mais tarde o cérebro e a espinal medula, explica Lise Eliot, professora assistente de neurociência na Chicago Medical School. Se as mulheres não apresentarem uma concentração suficiente de ácido fólico no sangue no momento em que o tubo neural se desenvolve, na quarta semana após a concepção, o bebé correrá o risco de deficiência do tubo neural, como paralisia ou espinha bífida. O pão e os cereais são actualmente suplementados com ácido fólico e alimentos como o sumo de laranja e os legumes são ricos em folatos, mas muitas mulheres têm dificuldade em obter ácido fólico suficiente unicamente com base na alimentação, e por isso se recomenda a toma de suplementos.

Deverá tomar um suplemento multivitamínico com pelo menos 400 mcg de ácido fólico mesmo antes de engravidar, dado que metade de todas as gravidezes não são planeadas e algumas mulheres só sabem que estão grávidas durante o breve período de tempo em que o tubo neural está a fechar.

Alívio da sensibilidade mamária

• Use um soutien de qualidade e com bom apoio – especialmente ao fazer exercício ou mesmo à noite, para ajudar a dormir.
• Evite dormir de barriga para baixo.
• Tente colocar folhas de couve limpas e frias no interior do soutien; muitas mulheres garantem que esta solução popular funciona.
• Se as dores se tornarem intensas, pode tomar acetaminofeno com segurança, mas evite o ibuprofeno.

O QUE ELAS DIZEM

O que dizem neste momento outras futuras mães:

"Fiz um teste de gravidez mas acabei por ficar confusa: o teste mostrava duas linhas cor-de-rosa, mas a segunda linha era clara e muito esbatida. Eu sinto-me grávida. Tenho cãibras e uma ligeira dor de costas. Tenho o peito sensível. Tenho fome a maior parte do tempo e também sinto vontade de vomitar." — Sonia V.

Comentários