Está grávida de 24 semanas – já só faltam 112 dias!

As papilas gustativas do bebé já poderão funcionar.

O bebé cresce agora a um ritmo constante, tendo aumentado cerca de 120 gramas desde a semana passada, quando tinha pouco mais de 450 gramas. Dado que tem cerca de 30 centímetros, ainda é bastante magrinho, mas o corpo está agora a “encher” de modo proporcional. A pele é fina, translúcida e enrugada, o cérebro cresce rapidamente e as papilas gustativas já poderão estar operacionais. Os pulmões desenvolvem os “ramos” da “árvore” respiratória e as células que produzem o surfactante, uma substância que ajuda a uma mais fácil insuflação dos alvéolos.

O bebé consegue agora ouvir cada vez melhor e pode mesmo senti-lo a assustar-se com ruídos repentinos e de volume elevado. No entanto, estará provavelmente a habituar-se aos ruídos rotineiros que ouve quando anda por casa, como o cão a ladrar ou o ruído do aspirador. Muitos pais recentes ficam surpreendidos pelo facto de estes ruídos não parecerem perturbar os recém-nascidos mas, se pensar bem, a verdade é que andam a ouvi-los há meses.

É mesmo verdade:

Em 2003, 27,6 % de todos os bebés nasceram de cesariana, mais 6% do que em 2002 — 19% correspondiam a cesarianas realizadas pela primeira vez.

artigo do parceiro:

Comentários