Está grávida de 23 semanas – já só faltam 119 dias!

Como minimizar o inchaço.

Caso tenha tido dores de cabeça no primeiro trimestre, estas poderão estar agora a dar-lhe descanso. (Muitas mulheres têm dores de cabeça no início da gestação, devido às hormonas da gravidez, alterações na circulação e/ou congestão nasal.)

A dada altura da gravidez, poderá começar a sentir-se ligeiramente inchada, especialmente nos tornozelos e nos pés. Trata-se de um edema e ocorre na sequência de alterações na composição química do sangue que conduzem à transferência de líquido para os tecidos, e da pressão do útero sobre as veias que devolvem o sangue da parte inferior do corpo, abrandando a circulação nas pernas. O edema agrava-se frequentemente ao final do dia e no Verão. O seu organismo elimina o líquido suplementar após o nascimento do bebé – por isso, é possível que tenha muita necessidade de urinar e transpire muito durante alguns dias após o parto.

EXPLICAÇÃO

Porque sangram as gengivas e porque estão tão sensíveis?

Durante a gravidez, uma maior quantidade de sangue flui para todos os tecidos – incluindo os da boca – o que pode dar origem a sensibilidade e sangramento gengival. Mas não é altura de desistir de passar o fio dentário, dado que uma má higiene dentária foi já associada a casos de parto prematuro, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista na Mayo Clinic, no Minnesota. Embora não disponhamos de dados concretos sobre os motivos, a teoria consiste em que as bactérias de uma gengivite grave ou de um abcesso nos dentes poderão entrar no fluxo sanguíneo e provocar o parto prematuro. Independentemente de tudo isto, a gravidez é uma óptima altura para consultar o dentista e fazer uma limpeza de rotina, diz Pfeifer — nem que seja porque, depois do bebé nascer, já não terá tempo para isso.

O QUE ELAS DIZEM

"Nem sequer me sinto grávida ainda e não tarda nada estou a dar à luz. Nunca tive enjoos e a minha barriga é pequena — até agora, aumentei 4,5 kg. Sinto-me óptima, mas não consigo dormir muito bem." — Adriana

"Fico espantada com a forma como cada uma de nós aumenta de tamanho de modo tão diferente. Já aumentei 19 quilos! Antes de engravidar, pesava 45 quilos e não consigo habituar-me à ideia de estar agora tão enorme. Acabei de vir da consulta e a médica disse-me para não me preocupar com o peso. As pessoas perguntam se vou ter gémeos, mas aqui dentro só tenho um pequeno rapagão!" — B.B.

DICA DE CONFORTO

Como minimizar o inchaço

Quando começa a inchar, tente as seguintes estratégias:

• Levante os pés sempre que puder.

• Sente-se com as pernas esticadas.

• Evite permanecer sentada quieta durante muito tempo.

• Faça exercício regularmente, para estimular a circulação.

• Use collants de descanso (vista-os logo de manhã).

• Beba muita água: manter-se hidratada ajuda a evitar o inchaço.

• Se detectar algum inchaço exagerado ou repentino nas mãos ou na cara, consulte o médico ou parteira. Pode ser sinal de um estado clínico grave, chamado pré-eclâmpsia.

Comentários