Está grávida de 21 semanas – já só faltam 133 dias!

Prevenir os ataques de acne e aliviar o desconforto de veias varicosas.

Nesta fase, é provável que se sinta bastante confortável. Ainda não está muito grande e as queixas e incómodos habitualmente associados ao início da gravidez já desapareceram, na sua maioria. Descontraia e aprecie enquanto pode – com o terceiro trimestre virá um pouco de desconforto, já que transporta dentro de si um bebé quase de termo.

Mas isso não significa que não tenha agora alguns pequenos contratempos pela frente. O aumento da produção de oleosidade na pele pode ter provocado um acne ligeiro, por exemplo. Para ajudar a controlar as exacerbações, seja diligente e lave bem a pele, duas vezes por dia, com água e um sabonete suave. Não tome medicamentos para o acne – nem aplique produtos tópicos anti-acne – sem consultar primeiro o seu médico.

Está igualmente mais susceptível ao aparecimento de veias varicosas (vasos sanguíneos inchados), especialmente se a sua mãe também as tiver. Isso acontece porque, durante a gravidez, as veias das pernas estão sujeitas a uma maior pressão. (O volume sanguíneo aumentou e o útero pesa sobre a veia cava inferior, a grande veia que devolve ao coração o sangue da metade inferior do corpo.) E como se não bastasse, um aumento da hormona progesterona relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e, por isso, à medida que o bebé e o útero crescem, as veias podem ficar cada vez mais salientes. As veias varicosas agravam geralmente em cada gravidez e, embora seja mais provável o seu aparecimento nas pernas, também podem aparecer na vulva.

EXPLICAÇÃO

Como é determinada a cor dos olhos e do cabelo do bebé?

Todas as características físicas do bebé – incluindo a cor do cabelo e dos olhos – são determinadas através de uma combinação aleatória e única dos genes que herdou do pai e da mãe. A cor do cabelo e dos olhos é determinada por uma combinação de diferentes genes. Em geral, as cores mais escuras são dominantes, mas não necessariamente. Se os olhos dos pais forem de cores diferentes, por exemplo – ou dos avós – o bebé pode assumir qualquer uma das possibilidades. Há casos em que pais com olhos castanhos têm um filho de olhos azuis. Enquanto a cor dos olhos fica normalmente definida até ao primeiro ano de idade, a cor do cabelo vai mudando ao longo do crescimento da criança.

O QUE ELAS DIZEM

"Estou grávida de 21 semanas e nunca me senti tão saudável, excepto que tenho imensas dores nas costas e nos pés. O meu médico disse-me para descansar o máximo possível. Mas tudo será recompensado quando pegar no meu bebé ao colo pela primeira vez." — Ana

"Ontem à noite, o meu marido sentiu a nossa filha a dar pontapés pela primeira vez. Que sensação fantástica." — Sandra

DICA DE CONFORTO

Aliviar o desconforto das veias varicosas

As veias varicosas podem ser bastante incómodas, mas há sempre formas de aliviar a pressão:

• Pergunte ao seu médico se pode comprar collants de descanso de compressão graduada, acessíveis apenas mediante receita médica, que impedem a acumulação de sangue na barriga das pernas e proporcionam apoio às veias superficiais.

• Pratique exercício diariamente – mesmo uma breve caminhada pelo bairro pode pôr o seu coração a bombear e evitar que o sangue se acumule nas veias.

• Descanse e levante os pés sempre que possível.

• Não cruze as pernas quando estiver sentada e não permaneça de pé durante muito tempo – ambas as posições podem prejudicar a circulação nas pernas.

• Durma sobre o lado esquerdo, apoiada sobre uma almofada, a fim de melhorar o fluxo sanguíneo.

Comentários