Está grávida de 19 semanas – já só faltam 147 dias!

Por esta altura, o bebé já poderá conseguir ouvir a sua voz.

O bebé pesa cerca de 250 gramas e mede 15 centímetros da cabeça ao rabinho – mais ou menos o comprimento de uma pequena courgette. Os braços e as pernas são agora proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo. Os rins continuam a produzir urina e o cabelo na cabeça começa a despontar. Se for uma rapariga, os ovários têm já a quantidade estonteante de seis milhões de óvulos.

Esta é uma altura crucial para o desenvolvimento dos sentidos: o cérebro do bebé está a definir áreas especializadas para o cheiro, o paladar, a audição, a visão e o tacto. Poderá pensar que o útero é um local sossegado, mas não podia estar mais enganada: o bebé já poderá conseguir ouvir tudo o que se passa.

E o que ouve ele? Os principais sons que o rodeiam são os do sangue a correr pelos vasos sanguíneos, ruídos digestivos do estômago e a sua voz. Algumas mulheres gostam de conversar com os bebés mas, mesmo que não o faça, o bebé consegue ouvi-la quando fala com outras pessoas. Pesquisas demonstram que o bebé está a aprender a distinguir a sua voz das outras e que, em breve, esta será a sua preferida. Estudos demonstraram que, quando uma grávida fala, a frequência cardíaca do bebé diminui, o que indica que está mais descontraído. Envolva também o pai neste processo – incentive-o a falar com o bebé.

É mesmo verdade:

31 por cento dos futuros pais escolheram o nome do bebé antes de o conceberem. 25 por cento decidiram quando souberam o sexo do bebé.

artigo do parceiro:

Comentários