Está grávida de 14 semanas – já só faltam 182 dias!

O bebé já consegue fazer caretas e mexer os olhos.

Bem-vinda ao segundo trimestre! É um marco muito importante da sua gravidez, dado que assinala o final de um período crítico no desenvolvimento do bebé. Todas as estruturas básicas do corpo do bebé – internas e externas – já estão agora formadas. Mas, evidentemente, são ainda minúsculas. Da cabeça até ao rabinho, o bebé tem apenas 9 cm de comprimento – mais ou menos como um limão – e pesa cerca de 40 gramas.

O corpo do bebé está a crescer mais rapidamente do que a cabeça, que se apoia agora sobre um pescoço mais bem definido. No final desta semana, os braços estarão mais compridos, passando a ser proporcionais relativamente ao resto do corpo. (Embora as pernas ainda tenham algum crescimento pela frente.) O bebé começa a desenvolver uma cobertura de pêlo ultra-fina e aveludada por todo o corpo, a que chamamos lanugo. Esta semana o fígado começa a segregar bílis, um sinal de que já está em correcto funcionamento, e o baço começa a contribuir para a produção de glóbulos vermelhos.

O bebé também produz urina e elimina-a para o líquido amniótico, um processo normal que se manterá até ao nascimento. No entanto, ainda não consegue senti-lo a mexer-se, embora as mãos e os pés (agora já com pouco mais de um centímetro de comprimento) sejam mais flexíveis e activos. Pela acção de impulsos cerebrais, os seus pequenos músculos faciais começam a exercitar-se, pelo que começa a revirar os olhos, a franzir as sobrancelhas e a fazer caretas. Agora também já tenta agarrar e, além disso, poderá ser capaz de chuchar no polegar.

É mesmo verdade:

Doze por cento dos bebés nos EUA nascem prematuramente (antes das 37 semanas) e sete por cento são bebés pós-termo (após as 42 semanas).

artigo do parceiro:

Comentários