Sugestões para comemorar o São Martinho em família

Provar castanhas quentinhas ou numa bola de gelado, visitar feiras e exposições, são algumas das sugestões para pegar nas crianças e sair à rua no dia em que se comemora o São Martinho, a 11 de novembro.

Comer castanhas na rua
Nada mais simples e tradicional do que comprar um cartuxo de castanhas na rua.

Provar um gelado com sabor a castanha
Chama-se "Castanha Saudade" e chega às lojas Santini (região de Cascais, Lisboa, Porto) no dia 10 de novembro. Para provar antes do dia 19 de novembro, pois trata-se de uma edição limitada. Além do gelado, as lojas também oferecem um cartuxo com castanhas e uma receita à base deste fruto para experimentar em casa.

Feira de São Martinho no jardim Botânico da Ajuda (Lisboa)
Nos dias 11 e 12 de novembro, entre as 10h00 e as 17h00, decorre a Feira de S. Martinho onde haverá de tudo um pouco para comprar, desde os frutos secos ao artesanato, passando por chás, azeite, mel, bolachas e bolos, conservas e outras coisas mais. Sem esquecer as castanhas, claro. E já que aqui está, por que não fazer uma visita guiada à Estufa das Orquídeas? Disponível entre as 12h00 e as 15h00.

Feira de São Martinho de Portimão
Aqui encontra desde brinquedos a produtos agro-alimentares, calçado e bijuterias, sem esquecer as tradicionais castanhas assadas. Haverá também divertimentos, como carrinhos de choque e jogos da sorte.

Vila do Conde
Para provar um prato de castanhas acompanhado de roscas de pão de trigo e nozes, uma tradição local.

São Martinho de Penafiel
É uma das festas mais populares da região, não fosse o 11 de novembro o seu feriado municipal. Além das castanhas, é também uma oportunidade para provar outras iguarias como as tortas de S. Martinho, os rojões e participar nas típicas provas de vinhos.

Açor
A exposição gastronómica Artes de Sabores da Maúnça celebra-se anualmente na aldeia do Açor e é o local ideal para festejar a chegada da castanha.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários