Seja a melhor mãe do mundo

Dicas úteis para desempenhar o seu papel na perfeição

Nenhuma criança desenha a mãe sempre da mesma forma porque os mais novos são muito voláteis e influenciáveis.

 

É fundamental perceber o que funciona com os seus filhos e aprender a confiar no seu instinto, mas há outros princípios que podem ser úteis.

 

Confira os que lhe propomos e torne-se uma mãe exemplar:

 

- Evite comparações


Aceite que os irmãos podem ter temperamentos e aptidões diferentes. Comentários como o envergonhado ou o nosso atleta podem incentivar ações que quer desencorajar, levar a criança a tentar corresponder à sua expetativa ou o irmão a desinvestir dessa área para não roubar o rótulo.

 

- Dê o exemplo

 

O que você (não) faz é muito mais poderoso do que o que diz. Os seus filhos observam-na e aprendem a comportar-se, imitando desde a forma como cumprimenta um vizinho ao modo como celebra o sucesso ou gere o stresse.

 

-Deixe-os errar


Falhar permite perceber, na prática, a relação entre causa e efeito. Se não estiver em causa a segurança da criança, deixá-la sentir frustação é mais saudável do que escudá-la de todas as situações negativas.

 

- Veja alé do mau comportamento


A desobediência não é maldade ou manipulação. Resulta da falta de controlo emocional e a sua tarefa é ensinar o autocontrolo. Conversar calmamente é, por isso, tão importanto como disciplinar.

artigo do parceiro:

Comentários