Quintas pedagógicas para visitar com os seus filhos

Os seus filhos vão gostar de viver a experiência de um dia no campo. De norte a sul do País existem várias quintas pedagógicas que oferecem múltiplas atividades, onde o contacto com os animais é uma das mais apreciadas.

O Dia Mundial dos Animais da Quinta comemora-se a 02 de outubro, e para celebrar que tal uma visita a uma quinta pedagógica? Apresentamos algumas sugestões, que encontra em várias zonas do País.

CENTRO

Quinta Pedagógica dos Olivais
Situada na Freguesia de Olivais, a Quinta Pedagógica dos Olivais existe desde 1996. Este espaço, com cerca de 2 hectares, é uma oportunidade para colocar os seus filhos em contacto com a natureza, a vida no campo e, claro, os seus animais. Aqui é possível viver momentos únicos e participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia a dia dos animais domésticos, compostagem, descobrir e viver os percursos do pão, do doce e da manteiga.

Horário de Inverno (de outubro a abril)
3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30
Sáb., Dom. e Feriados – 10h00 / 17h30

Quinta Pedagógica Armando Villar, Cascais
A Quinta Pedagógica Armando Villar abre as portas aos sábados e domingos das 10h às 13h e das 14h às 18h. Nesta visita livre pode observar e interagir com as galinhas, patos, perus, gansos, o simpático burro de Miranda que se chama Eléctrico, a ovelha Merino, a porquinha “Minnie” e, ainda, com as cabrinhas.

É possível conhecer a horta biológica e o sistema de rega tradicional. Disponibiliza à entrada um Peddy Paper que pode ser realizado ao longo da visita com a família e/ou amigos.

Quinta da Montanha, Mafra
A Quinta da Montanha é um projeto da Pedagotur que desenvolveu um Parque Temático e Pedagógico, situado no Vale da Guarda, concelho de Mafra, reinventando o conceito de "Escola ao Ar Livre" e privilegiando uma metodologia de "aprender fazendo" com atividades adaptadas a todas as idades e aos níveis de ensinos dos alunos.

Além disso, também está aberta ao público em geral e oferece diversas atividades pedagógicas: contacto com os animais da Quinta; visitas à Horta do Ti Leonel, ao Pomar da Ti Palmira, à Estufa Caliente e ao Jardim de Aromas. Mas há mais: Percursos das Aves e do Lobo Ibérico; O Ciclo da Água; À Descoberta da Quinta; Veterinário por uma hora; Do Cereal à Broa; Jardim da Quinta; Boca Doce; FarmAlive.

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 09h às 13h / 14h às 18h |
Sábados e Domingos apenas com marcação prévia.

NORTE

Quinta Pedagógica de Aveiro
Promover o gosto pelo contacto com o meio natural do campo, numa forte proximidade aos animais e a todas as sensações, ensinamentos e tradições que ele transporta, é a missão desta quinta.

Em família, existem várias atividades como Batismo a Cavalo, piquenique no campo e Aventura no Campo, que inclui escalada, slide e circuito de pontes. São 4 hectares onde as crianças vão ter um maior contacto com os animais e ainda podem fazer pão no forno.

Quinta Pedagógica do Cuco, Porto de Mós
A Quinta Pedagógica do Cuco, situada em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com cerca de 2 hectares, é um espaço onde é promovido o contacto com a natureza e com o meio rural local.

Promove atividades como horticultura (plantação, rega, colheita); alimentar os animais da Quinta (burro, vacas, cabras, ovelhas, cães, galinhas, coelhos e gatos); produção de pão, queijo e mel; compostagem; colheita e secagem de ervas aromáticas; passeios a pé, de bicicleta e de burro e observação de aves selvagens

Quinta Pedagógica do Fundão
A Quinta Pedagógica do Fundão são dois hectares em ambiente natural onde habitam dezenas de espécies de animais (aves, mamíferos e peixes) e plantas.

O forno a lenha que enriquece a recriação do ciclo do pão é outro dos atrativos do empreendimento, onde as crianças podem aprender mais sobre as curiosidades do mundo animal, agricultura, fruticultura e plantas aromáticas e medicinais.

Quinta Pedagógica de Braga
Nesta antiga quinta tradicional as crianças entram em contacto com várias atividades ligadas à pecuária e agricultura, além de oferecer um parque para merendas, um local para confeção de alimentos e um laboratório para experiências ambientais.

SUL

Quinta Pedagógica de Portimão
É um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, traz à cidade tudo o que o campo tem de bom, todos os seus ensinamentos e todas as suas experiências de vida. Ocupa uma área de cerca de 2 hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago e zonas verdes.

Aqui as crianças podem aprender a fazer pão, alimentar os animais, ver como se faz o queijo, confecionar bolos e doces, entre outras atividades.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários