Puberdade antecipada

Com a ajuda de quatro especialistas, descubra por que motivos o corpo das crianças se está a desenvolver mais cedo

Pesquisas realizadas um pouco por todo o mundo concluíram que a idade da puberdade nas raparigas desceu um ano desde as últimas décadas. Um estudo dinamarquês também veio confirmar esta tendência.

 

A investigação do Departamento de Crescimento e Reprodução do Hospital Universitário de Copenhaga revelou que a idade média do crescimento do peito diminuiu de 10,9 para 9,9, em 15 anos, e o aparecimento da menarca antecipou-se quatro meses.

Nos rapazes, as alterações notam-se ao nível da voz. Surpreendido com estas conclusões? Deixamos-lhe as opiniões de quatro especialistas para a ajudar a compreender o que está a acontecer no corpo dos mais jovens e saber quando é que existe lugar para a preocupação.

Stress familiar

Uma pesquisa americana divulgada em setembro deste ano demonstrou que não são apenas o índice de massa muscular e as alterações hormonais que influenciam o início da puberdade, mas que o ambiente familiar também poderá contribuir para antecipar este processo. De acordo com esta investigação, as raparigas que crescem em famílias com o pai biológico ausente tendem a iniciar a puberdade mais cedo.

Como afirma Frank M. Biro, diretor do departamento da Medicina da Adolescência no Cincinnati Children’s Hospital e autor de uma pesquisa recente sobre a influência do ambiente familiar na puberdade, «o aumento do stress e a ausência do pai biológico é tipicamente associada à antecipação da puberdade, uma vez que a instabilidade é um incentivo ao início do processo de maturação». Mário Cordeiro, pediatra, admite que «estas situações podem ser desencadeadas por fatores psicológicos e a necessidade intrínseca de ser mãe».

Consequência da obesidade

Frank M. Biro considera que «o aumento da massa corporal e o crescimento da obesidade são os motivos mais fiáveis para explicar a antecipação da puberdade nas raparigas, uma vez que os níveis de leptina, libertados pelos adipócitos, podem influenciar o aparecimento de menarca mais precoce. Sendo um mediador entre o tecido adiposo e o eixo hipotalamo-gonadas, esta hormona tem relação negativa com a idade de menarca».

Comentários