O que acontece na puberdade

As principais alterações que ocorrem quando o relógio biológico hormonal do seu filho desperta

Nos primeiros anos de vida, o sistema hormonal está em repou­so, mas paulatinamente, o relógio biológico hormonal ativa-se e a puberdade chega.

 

É neste período muitas vezes problemático, que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas determinantes. 

Assim, «o início da puberdade corresponde a vários passos progressivos da maturidade do sistema nervoso central (hipotálamo e hipófise), sincronizado com a promoção do crescimento e desenvolvimento dos orgãos genitais (periférico)», explica Clara Bicho, ginecologista e obstetra.

Trata-se da «transição biológica entre a função reprodu­tiva imatura para a função repro­dutiva adulta», sublinha. O corpo demora algum tempo até controlar este processo, por isso observam-se mudanças físicas que, por vezes, se tornam incómodas (acne ou o excesso de pêlos) ou as mudanças de comportamento.

Os ovários começam a pro­duzir estrogénios e progesterona, responsáveis por uma grande parte das mudanças que ocorrem na mulher (desenvolvimento das mamas, distribuição feminina da gordura, crescimento esquelético, crescimento e desenvolvimento do canal vaginal e do útero). De acordo com a médica Clara Bicho, «as glândulas supra-renais também se envolvem nesta modifica­ção, estimulando a produção de androgénios, responsáveis pelo aparecimento de pêlos nas axilas e nos genitais».

Com o passar do tempo, a secreção destas hormonas passa a ter um caráter cíclico e regular (ciclo menstrual). Quando o útero dispõe de estrogénios suficientes, ocor­re a primeira menstruação ou menarca. Nos primeiros ciclos menstruais não costumam existir óvulos, já que demoram cerca de oito a 10 meses a amadurecer depois dessa primeira menstrua­ção (ciclos anovulatórios).

Também ocorre um aumen­to na secreção de prolactina (responsável pela produção de leite na gravidez) que é poten­cializada pelo estrogénio para um crescimento da estrutura mamária normal.

artigo do parceiro:

Comentários