Ao longo do tempo estudou-se que a ajuda nos trabalhos de casa das crianças pode na verdade criar um desempenho escolar menos positivos. Muitas vezes porque os pais já não se lembram da matéria e não percebem-se quer aquilo que estão a ensinar. E isso são fatores que criam confusão na cabeça da criança e ela ainda pior a sua aprendizagem.

Primeiro deve ter calma na forma como explica e fala com ela. Criar pressão para a criança despachar os trabalhos vai fazer com que ela acaba por achar os tpc’s chatos e faz com que ela não absorva a informação da forma mais correta. Depois tem de a deixar errar, e só ai é que deve ajuda-la nos seus pontos fracos. E mais importante é fazê-la entender que os trabalhos de casa são bons para consolidar a matéria aprendida nas aulas.

No momento em que o seu filho vai começar a fazer o trabalho sente-se ao pé dele e leia o enunciado. Depois tem de o deixar sozinho a fazer, de modo a não criar pressão na tarefa. Mas também tem de estar perto o suficiente para se ele precisar de ajuda, a conseguir chamar.

Tal como foi dito em cima, só deve corrigir e ajudar no que a criança tem duvida. E nunca deve escrever por ele. Por mais que queira ajudar tem de ter cuidado para não interferir na aprendizagem e na evolução escolar da criança. E não vale corrigir enquanto ele está a acabar o raciocínio.

O que deve fazer é perguntar se ele acha que a resposta está correta, tendo em conta aquilo que ele aprendeu no livro e na aula. Assim ele vai refletir e chegar a resta correta sem sentir que foi graças a si que ele conseguiu. Vai sentir que evoluiu e que os pais estão lá para ajudar quando precisa mas só para dar uma mãozinha.

Por ultimo, uma dos pontos importantes é que não pode assumir um papel intransigente e uma postura exigente. Isso pode criar confusão na criança e ela pode mesmo ficar com traumas, ansiedade e frustrações. O seu papel é de pai e não de professor, e o seu filho tem de ter essa ideia bem distinta na sua cabeça. O seu papel é um professor que ajuda com o coração.