1. Regra dos 3R's - Ensine às criança os 3 “Rs” antes de começarem a brincar. É importante que ela saiba o que significa reduzir, reutilizar e reciclar. Estas são palavras que deve introduzir no vocabulário da sua criança o quanto mais cedo possível. Explique-lhes muito bem o que significa cada conceito, utilizando exemplos práticos, e de que forma a fazer tudo isso no dia a dia é bom para o planeta. Ensine também a reciclar as pilhas, os óleos usados e os eletrodomésticos avariados.

2. Crie jogo para os ensinar a reciclar corretamente e de forma divertida - Tenha o seu próprio eco ponto em casa. Pode utilizar simples baldes e pintá-los com as cores da reciclagem com o seu filho, isso será logo uma atividade divertida e eles vão logo interessa-se na reciclagem. Ensine-os como os utilizar de forma correta e que embalagens devem colocar em cada um. Depois disso encarregue-os a eles da tarefa da reciclagem, diga-lhes que eles é que vão controlar a reciclagem lá de casa e leve-os consigo quando vai por o lixo nos contentores de rua de reciclagem. Pode também separar logo uma data de itens e marcar cinco minutos num cronómetro e eles terão esse tempo para separar a maior parte de lixo possível.

3. Trabalhos manuais - Antes de deitar tudo para o eco-ponto vejam o que podem reutilizar e reciclar em obras de arte! Rolos de papel de cozinha, tampas de plástico ou rolhas podem ser matéria-prima divertida para a realização de trabalhos manuais muito giros e ecológicos. Desafie os seus filhos a criar obras de arte com estes materiais. E claro que estes devem ser acompanhados de papel reciclado, tintas e colas à base de água e lápis de cera à base de soja. Informe a criança sobre estas escolhas ecológicas.

4. Dois lados de uma folha - Ensine os seus filhos a usarem os dois lados de uma folha de papel, economizando assim muito papel, e ajudando o ambiente.

5. Ensine o seu filho(a) a fechar a torneira da água quando está a lavar os dentes ou as mãos - No momento de lavar os dentes coloque um copinho na casa de banho perto da escova e incentive o seu filho a encher cada vez que for lavar os dentes e enxaguá-los a partir dele, evitando assim ter a torneira aberta, o que vai poupar imensa água. Pode deixar recados no espelho para que eles não se esqueçam de o fazer.

6. Transforme o tempo do banho numa corrida - Se conseguir diminuir o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, você vai economizar até 150 litros de água por mês. Para ajudar a acelerar o tempo de banho dos seus filhos, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho. Ou então incentive-o a bater o seu próprio tempo de banho, porque os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo. Só que na regra das brincadeiras é preciso ficar claro que não vale saltar a parte da higiene pessoal, pois serão automaticamente desclassificados e dessa forma não haverá prémio.

7. Brincadeiras e passeios ao ar livre - Incentive os seus filhos a brincarem ao ar livre e vá com eles dar passeios. Evite assim que eles passem muito tempo e frente a TV ou ao PC a jogar ou ver filmes.

9. Compre um quadro preto para apontar as listas de compras - Sabe aqueles pequeninos quadros pretos para escrever com giz? Coloque um desses na sua cozinha para escrever tudo o que faz falta em casa, ensinando assim desde cedo os seus filhos a utilizarem algo assim em vez de gastarem demasiados papéis. E acredite que eles vão achar muito mais divertido...

10. Manuais escolares antigos - Dê os manuais escolares antigos dos seus filhos, ao mesmo tempo que os recicla para outras pessoas e ainda ajuda crianças que podem nao ter possibilidade de os comprar.

11. Reutilize material escolar - Em vez de comprar todos os anos material escolar novo, reutilize o dos anos anteriores que ainda esteja em boas condições. Cole papel autocolante giro ou etiquetas engraçadas para parecer novo.

12. Recicle caixas de sapatos - Utilize caixas de sapatos e transforme-as em divertidas caixas de arrumação. Pegue em revistas e jornais e junto com os seus filhos decorem as caixas com recortes e colagens, vão ficar com umas caixas muito divertidas e originais e os seus filhos vão adorar a atividade, alertando-os assim de uma forma engraçada para a reutilização de materiais.

13. Saco de pano para as compras - Sacos de pano, sempre! As crianças acompanham-nos muitas vezes nas idas ao supermercado, por isso, dê o exemplo e leve sempre os sacos de pano para trazer as compras. Faça uma brincadeira com os seus filhos, compre um saco de pano de cor clara e lisa e uns marcadores e proponha aos seus filhos decorarem o saco. Ficará com um saco super original e os seus filhos irão adorar a ideia e lembrar-se sempre de utilizar o saco de pano para as compras.

14. Hortinha de temperos - Plante com o seu filho em pequenos vasos algumas plantas para temperos e peça-lhe ajuda sempre que precisar de colher alguns para preparar as refeições.

15. Transportes públicos ou bicicleta a pedal - Se vive numa cidade que o permite, ensine o seu filho a preferir os transportes públicos ou mesmo a bicicleta a pedal para ir até a escola . E faça você o mesmo para se deslocar para o trabalho, se assim for possível, os pais têm que ser os primeiros a dar o exemplo. Se não tiver possibilidade de o fazer durante a semana, aproveitem o fim de semana para isso: apanhem o metro ou o elétrico. Eles vão adorar andar num meio de transporte diferente.

16. Interruptores de luz com desenho de super-herói - Uma das melhores maneiras de se conservar energia em casa é desligar as luzes que não estão a ser usadas. O ato de apagar a luzes é mais fácil para o adulto se lembrar do que para as crianças por isso, que tal um interruptor com o desenho do super-herói ou personagem favorito das crianças, para incentivá-las a apagar a luz? Aproveite para dizer que o Batman, por exemplo, está de olho nele para que não se esqueça de apagar a luz.

17. Reaproveitar a água da chuva - Mostre às crianças que a água da chuva pode ser reaproveitada! Basta colocar um balde fora da casa com uma pedra dentro, para não tombar, e esperar que chova. Quando parar é só pegar nesse balde e usar essa água para regar as plantas que estão dentro de casa, por exemplo.

Pege nestas ideias e ponha-as em prática...