Energia para o regresso às aulas e para brincar

O regresso à rotina habitual, depois de um período de férias, pode trazer algum cansaço adicional e exigir algum esforço físico e de concentração na readaptação.

O regresso à rotina habitual, depois de um período de férias, pode trazer algum cansaço adicional e exigir algum esforço físico e de concentração na readaptação. No caso dos adultos, são conhecidos os sintomas designados por “depressão pós-férias”, bem como cansaço ou dificuldade em dormir.

Sendo esta uma realidade comum nos adultos, as crianças e jovens não são imunes a estas alterações na rotina diária, apresentando por vezes maior cansaço, agitação ou dificuldade de concentração no regresso às aulas.

No entanto, para facilitar a adaptação aos novos horários e ambientes, há truques simples que podem fazer a diferença:

- Uma das principais alterações no regresso às aulas são os horários de deitar e acordar. Para acabar com o “só mais cinco minutos”, uns dias antes das aulas começarem, antecipe, gradualmente, cerca de 10 a 15 minutos a hora de deitar até chegar ao horário adequado e mantenha a hora de acordar todos os dias; assim, o organismo irá habituar-se gradualmente e criar uma nova rotina.

- Se, apesar de dormirem o número de horas recomendadas para a idade, os miúdos apresentarem sinais de cansaço ou sono excessivo, crie regras para as horas imediatamente antes de deitar: evite atividades enérgicas, como a prática intensiva de desportos, reduza o acesso a smartphones, tablets e computadores, uma vez que alguns especialistas indicam que as luzes destes ecrãs prejudicam o descanso, e evite refeições pesadas antes de dormir.

- Apesar do cansaço, pratiquem exercício físico. Desde que sejam evitadas atividades vigorosas ao final do dia, o exercício é uma ótima fonte de energia, além de equilibrar o humor e promover a concentração.

- Mantenha o espírito de férias (nem que seja por um bocadinho). Sabe aqueles hábitos que tornam as férias tão especiais? Os jantares com família e amigos, os passeios e a descoberta de novos lugares para visitar não têm que ser um exclusivo do verão. Reserve algum tempo na agenda da família para algumas destas atividades.

- Aproveite o bom tempo para estar o máximo de tempo a ar livre. Seja através de uma ida à praia, uma caminhada ao fim do dia ou um passeio pelo campo, os dias longos e de sol permitem sair e descontrair em família.

- Faça uma alimentação equilibrada e que assegure os nutrientes necessários ao estilo de vida e idades de toda a família, em especial dos mais novos. O consumo deficiente de alguns nutrientes poderá estar na origem de aspetos como a sensação constante de cansaço ou as dificuldades de concentração.

- Se continuar a sentir durante muito tempo que os mais novos estão com menos energia que o habitual, consulte o seu médico para confirmar se é uma situação pontual ou se poderá tratar-se de algum problema de saúde.

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