Conhecer o potencial inato das crianças

Gostaria de conhecer o(s) seu(s) filho(s) verdadeiramente? Gostaria de conhecer a sua personalidade Única? Gostaria de conhecer os seus talentos, o seu potencial e as qualidades inatas que a vida lhes atribuiu? Gostaria de contribuir ativamente para o seu sucesso e realização? Um texto de Isabel Leal.

Seguramente já se deu conta que os seus filhos são seres Únicos, com características muito peculiares e irrepetíveis. Eles trazem dentro de si todos os fatores de sucesso e os recursos para ultrapassarem os obstáculos, alcançarem o seu bem-estar emocional e desenvolverem uma vida de acordo com o seu Ser único.

Não seria maravilhoso se pudesse vislumbrar todo esse potencial e ser um facilitador ativo da realização pessoal desse Ser humano que lhe foi confiado nas suas mãos?

Sabemos que ainda há muito por fazer relativamente à educação e ao desenvolvimento social que proporcionamos às nossas crianças. Estando nós inseridos num específico meio social e cultural, temos tendência a seguir os paradigmas definidos pela prática comum dos sistemas de educação rígidos que acabam por “espartilhar” as nossas crianças, bloqueando essas capacidades e criatividade únicas. A maior parte das vezes, avaliamos e decidimos o futuro das crianças de acordo com os parâmetros estabelecidos há centenas de anos, até seguindo alguns fenómenos de moda, em detrimento das suas capacidades internas.

É, por isso, importante conhecer desde cedo o potencial inato e ajudar, assim, a proporcionar espaços paralelos e alternativos de liberdade, amor e criatividade para que a criança se possa sentir segura em exprimir e desenvolver as qualidades e características que a diferenciam de todas as outras.

Mas como fazê-lo?

A boa notícia é que é possível descobrir este caminho através de um aconselhamento individual e personalizado que deve ocorrer o mais cedo possível na vida da criança, mesmo ainda enquanto bebé. Todo esse potencial está inscrito no seu ADN, desde o momento da conceção até ao final das suas vidas físicas. Conhecer a informação que os seus filhos trazem no seu interior, é uma ferramenta preciosa para entender as suas necessidades únicas, desenvolver o caminho dos estudos, as escolhas de atividades suplementares, os livros a ler e, mais tarde, a escolha vocacional. Você como Mãe ou Pai, Educador e /ou Cuidador pode desempenhar um papel fulcral na realização pessoal desses pequenos Seres que lhe forma confiados.

Felizmente a consciência dos pais do século 21 está a mudar e estão mais atentos às preferências dos mais pequenos. Se estiver sintonizado(a) com as características mais profundas dos seus filhos, vai-lhes proporcionar os ambientes e as ferramentas que favorecerão o desenvolvimento do seu potencial único. Nesse caminho, estará atento(a) aos traços que surgem, as palavras e dúvidas que eles referem, e será capaz de fazer a orientação certa. Com o entendimento profundo desta informação, vai poder encaminhar os seus filhos de uma forma adequada à sua personalidade. Assim, estudar deixará de ser somente uma obrigação, para ser um motivo de curiosidade e entusiasmo, alimentando a criatividade da criança.

Comentários