Como manter as regras e a rotina depois do verão

Depois de três meses de férias, é preciso recuperar as regras e a rotina para o tempo de aulas. Siga as nossas dicas para um começo de ano letivo sem stress

1. Faça um último programa em família
Programe um dia em família, com atividades que não poderia fazer em tempo de aulas. Prepare tudo como se fosse uma despedida ao verão.

2. Prepare os seus filhos para a rotina das aulas
Converse com os seus filhos sobre a mudança de horários e as rotinas que eles necessitam quando as aulas começarem. Uma semana antes do início das aulas, comece a prepará-los para a hora de dormir. Uma hora antes desligue a televisão e os aparelhos eletrónicos, como o iPad, playstations e outros. O estímulo que estes aparelhos transmitem tornam a hora de dormir mais complicada.
Faça um calendário semanal com as horas para lazer, trabalhos de casa e estudo e tempo em família para que os seus filhos percebam que vai haver alterações durante a semana.

3. Crie um calendário escolar
De acordo com o horário das aulas e das atividades extra curriculares, crie um calendário com horários específicos para cada uma delas.  Além disso, especifique também os horários para ver televisão e brincar.

4. Estimule a leitura
Antes das aulas começarem, estimule a leitura. Leve-os à biblioteca da sua área de residência e incentive os seus filhos a requisitarem livros e a participarem em atividades de leitura.

5. Lembre-se: os pais são um exemplo para os filhos
Quando os impedir de usarem tablets e outros aparelhos, também não poderá ter o seu smartphone na mão!

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários