Como escolher um lar para idosos

Os aspetos que deve ter em consideração

Necessita de escolher um lar para idosos? Organizações como a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI) podem ajudá-lo neste processo.

 

Em todo o caso, tenha em conta que os lares públicos são os mais económicos mas as suas vagas são, também, as mais disputadas.

 

Por outro lado, existe uma maior oferta no campo privado mas os preços são bem mais elevados. Para além disso, para que não se arrependa depois, pondere ainda as seguintes questões:

 

- Tenha em conta o tamanho adequado. Nos lares mais pequenos existe um ambiente e um trato familiar maior, tanto por parte dos funcionários, como entre os residentes.

- Tenha em conta a proximidade de casa. É importante que se situe perto da casa onde reside o idoso ou os seus familiares, para que a mudança se torne menos dolorosa e as visitas sejam facilitadas.

- Tenha em conta as necessidades do idoso. Existem alguns lares que oferecem serviços especializados que tornam o preço mais elevado. Neste caso é necessário considerar as reais necessidades do idoso e se este fará uso dos serviços em questão.

artigo do parceiro:

Comentários