A importância da família

Transmita-a ao seu filho através de atividades práticas e divertidas

Recorda-se dos meses de verão em que viajava até à casa dos seus avós para passar inesquecíveis momentos em família?

As brincadeiras com os primos, os mimos dos tios e as histórias deliciosas que os mais velhos não se cansavam de repetir...

Porque a nossa história de vida é, também, a história dos nossos antepassados, deixamos-lhe algumas sugestões que a podem ajudar a preservar. Aproveite-as e sirva-se delas para reforçar os laços com o seu filho, incutindo-lhe valores fundamentais!

Digitalize fotografias antigas


Faça uma pausa na rotina e dedique-se a preservar as fotografias antigas que se encontram guardadas e se podem degradar, digitalizando-as e gravando-as em DVD. Mostre-as ao seu filho, explicando-lhe quem são os familiares retratados.

Faça um jogo de adivinhas, pedindo-lhe para que tente identificar as pessoas que surgem em cada uma dessas imagens e conte-lhes histórias e episódios curiosos sobre cada uma delas.

Se preferir, pode até convertê-las num vídeo com música e dedicatórias, recorrendo a programas específicos disponíveis no seu computador e fazer depois uma sessão em família. Vai ser divertido!

Faça uma árvore genealógica

O primeiro passo para construir uma árvore genealógica é falar com os seus familiares mais velhos, para recolher informações. Pode ainda aceder a www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online para localizar a data exata de nascimento e local dos seus antepassados.

Posteriormente, e através de uma rápida pesquisa na Internet, encontrará vários sites nos quais poderá criar a sua árvore genealógica personalizada. Depois é só emoldurá-la e, se quiser, oferece-la aos seus familiares. Uma prenda original!

Para os seus filhos, no entanto, a parte mais animada será a que lhe propomos de seguida. Divirta-se com os seus filhos no computador e crie a árvore genealógica da sua família em www.meusparentes.com.pt.

Organize álbuns temáticos

Esta é outra das atividades em que pode envolver as crianças, aproveitando para lhe transmitir informações sobre as pessoas da família ou os locais que visitaram. Na era da fotografia digital, o computador tornou-se o álbum favorito de muitas pessoas.

A nossa sugestão é que faça uma seleção dos melhores momentos, por exemplo, das suas férias na praia, da festa de casamento do seu irmão ou da viagem que fizeram o ano passado e os imprima em papel fotográfico.

Compre um livro em branco, escolha as melhores fotos para a capa e faça um álbum inesquecível, por temas, com a ajuda dos mais pequenos. Não se esqueça de colocar títulos nas fotografias e comentários curiosos que marcaram esse evento da vida familiar.

Comentários